Uma descoberta impressionante foi feita por arqueólogos a respeito das primeiras pinturas
Há milhares de anos, o Neandertal se tornava o responsável por uma importante descoberta que pode revelar mais sobre as mudanças de culturas e comportamento humano.
Uma descoberta impressionante foi feita pelos arqueólogos. Eles descobriram recentemente que nossos ancestrais, o Homo erectus, não são os responsáveis pela primeira pintura encontrada.
Pois é! Essa descoberta é muito singular, porque é difícil imaginar um desenho feito há milhares de anos que não foi feito pelas mãos de um humano.
Mas a verdade é que a primeira pintura vai um pouco mais além, e seus responsáveis são os Neandertais.
Nós que não estamos muito acostumados com estes assuntos podemos achar que tudo não passa de mais uma descoberta, mas muitos cientistas, arqueólogos e antropólogos estão profundamente interessados no tópico, justamente por ser o oposto.
A descoberta revela como as coisas aconteciam antes dos humanos e como era a sobrevivência na Terra naquele período. Isso determina e diz muito sobre como surgiram algumas culturas e conhecimentos que temos hoje, já que os Neandertais fazem parte do processo evolutivo.
Um dos cientistas que está muito interessado no caso é Paul Pettitt, especialista na era paleolítica que estuda sobre o comportamento dos Neandertais e Homo sapiens.
Os estudos de Paul são muito reveladores, já que ele busca a fundo as raízes históricas de artefatos ou qualquer sinal que esteja relacionado com a vida nos tempos antigos.
A arte Neandertal
A arte neandertal foi comprovada após essa descoberta. Junto com essa nova informação, veio também a de que suas comunidades, assim como nossa sociedade hoje, possuíam expressões culturais diversas, que se diferenciavam conforme a era evolutiva na qual estavam.
Os Neandertais faziam tinta com hematita, acre e manganês, misturavam esses fluidos e criavam tinta preta e vermelha. Eles as usavam para decorar as roupas que usavam e fazer pinturas no corpo.
Não há uma explicação, ainda, do motivo pelo qual os Neandertais iam até as cavernas para desenhar nas paredes, mas se sabe que isso poderia ser resultado de um motivo maior, como um ritual ou algo social da época que estavam.
À medida que as eras foram passando, segundo alguns fatos encontrados, a pintura Neandertal também foi mudando. Os neandertais passaram a usar a pintura como um símbolo de poder, logo, aumentaram o número de pigmentos pelo corpo. Dessa maneira, poderiam competir pela liderança de um grupo ou território.
65.000 anos atrás passaram a usar pinturas para marcar territórios, marcando cavernas profundas, como as que foram encontradas com marcas de mãos na Espanha.
O que é interessante é notar como eles mudaram, cerca de 15.000 anos atrás eles começaram a usar outros tipos de ornamentos como: conchas, dentes e ossos quebrados para fazerem colar, talvez brincos e quem sabe algum tipo de anel.
Essas pesquisas fazem com que os arqueólogos e antropólogos possam explicar muito do nosso convívio em sociedade, das mudanças de culturas e do rumo que o relacionamento humano tomou após a extinção dos Neandertais.