CPF pode se tornar o principal documento de identificação em breve; confira
A nova lei pode acabar com os documentos pessoais e tornar o CPF o principal documento de identificação.
O atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou uma lei que torna o CPF um documento único no momento da identificação pessoal. O principal objetivo dessa unificação é tornar mais ágil e eficiente a resolução dos problemas que demandam uma criteriosa avaliação dos dados de uma pessoa.
Por sua vez, no geral, essa medida tem uma resolução tardia devido à dificuldade de se obter alguns documentos atualizados.
CPF como principal documento de identificação
Confira abaixo como funcionará a nova lei sancionada que pode tornar o CPF no principal documento de identificação.
1. CPF incluso em outros documentos
O CPF está incluso nos principais documentos de identificação, como a Identidade, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a Carteira de Trabalho.
Todavia, com a nova lei, o CPF estará incluso também em outros documentos, como o NT (Número de Identificação do Trabalhador), PIS (Registro do Programa de Integração Social), título de eleitor, cartão de saúde, entre outros.
Por isso, se você ainda não decorou o número do seu CPF, sugiro que decore, afinal, será o seu principal documento de identificação no país.
2. Alinhamento para os setores públicos e privados
A nova regra ainda não passou a funcionar em todos os órgãos públicos e privados, pois eles precisam de um período para se organizarem. Visto isso, o presidente do Brasil explicou o motivo de ter dado esse período para os órgãos se organizarem, alegando ser um retrocesso para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), visto que existe um prazo de seis meses para o setor encaminhar os dados do Cadastro Eleitoral à Receita Federal.
3. Vantagens da nova regra
Algumas vantagens nessa regra incluem:
- comodidade e segurança, visto que precisará de apenas um documento;
- não perderá oportunidades por não ter algum documento em mãos;
- economia, pois será apenas um documento a ser tirado;
- praticidade na resolução de problemas pela facilidade de encontrar o cadastro;
- otimização do tempo, pois não precisará se preocupar procurando outros documentos de identificação.