Bateria com durabilidade ‘ETERNA’ é desenvolvida por estudante de Química
Na Califórnia, a universitária do curso de Química anunciou a produção de uma bateria com longa durabilidade.
Muitas invenções que hoje ajudam a humanidade foram descobertas de forma natural e espontânea devido à necessidade ou a um acidente. Um dos principais problemas atuais da tecnologia é garantir maior durabilidade das baterias.
Porém, ao que tudo indica, essa questão ganhou uma solução. Isso porque uma estudante da Califórnia pode ter inventado uma bateria com durabilidade “eterna”.
Ampliando as possibilidades de mercado
Principalmente na indústria de carros elétricos, bateria com durabilidade eterna seria uma grande solução. Isso porque permitiria que o usuário carregasse muitas vezes, reduzindo os gastos de produção, o valor final do produto e um fator muito importante: a contaminação na natureza.
O máximo que uma bateria pode ser recarregada é oito mil vezes, dependendo muito da tecnologia utilizada. Quando ela ultrapassa esses valores, fica inutilizável.
A estudante de Doutorado em química Mya Le Thai faz parte do grupo de pesquisadores do Dr. Penner na Universidade da Califórnia Irvine (UCI). A pesquisadora conseguiu produzir uma bateria com durabilidade “eterna”, que pode ser recarregada diversas vezes.
No projeto, Thai utiliza nanotubos de ouro. Por ser um ótimo condutor de energia, não se rompe com facilidade, diferentemente de outros materiais. Além disso, ela utiliza dióxido de manganês para revestir os cabos e deixá-los ainda mais firmes. Em seguida, coloca-os em um gel.
Após o período de três meses realizando testes, a estudante conseguiu recarregar a bateria até duzentas mil vezes, o que é algo significativo quando se compara às outras.
Mya conseguiu desenvolver uma bateria com longa durabilidade, e a tecnologia pode ser facilmente aplicável nas atuais de lítio tanto para carros quanto para telefones. Em um futuro breve, a patente de produção da bateria deve ser confirmada.
O descarte de baterias é um processo complexo que pode gerar diversas consequências para o meio ambiente. Desse modo, com baterias mais duráveis, a quantidade de lixo eletrônico produzida será cada vez menor, além de reduzir o custo final do produto.