Mistério revelado? Conheça este curioso fenômeno que ocorre num lago da Sibéria
Entenda o motivo pelo qual as pedras jogadas no lago Baikal, na Sibéria, logo retornam para a superfície num pedestal de gelo.
Se você jogar uma pedra em um lago, após pular sobre a água algumas vezes, ela provavelmente irá apenas afundar. Contudo, nesse lago da Sibéria após afundar, ela é levada de volta para a superfície e fica flutuando de forma similar as pedras zen da cultura japonesa.
Esse fenômeno estranho acontece no Lago Baikal, situado na Sibéria, e, de acordo com uma recente pesquisa, o que ocasiona esse fenômeno é a sublimação do gelo.
A pesquisa responsável por desvendar o mistério das pedras zen foi publicada no periódico PNAS, contrapondo hipóteses anteriores que apontavam para o derretimento da superfície como o motivo da formação dos pedestais.
Segundo as informações da pesquisa, a sublimação é um processo que transforma o gelo do estado sólido diretamente para o gasoso. Em uma metodologia mais simples, o gelo, estado sólido da água, se transforma direto em vapor, estado gasoso, isso sem passar pelo estado líquido.
A sublimação só pode ocorrer de forma natural em ambientes muito específicos, no caso, é preciso que a temperatura do ambiente esteja abaixo de zero. Além disso, não deve haver a presença de neve sobre a superfície.
Todas essas condições existem naturalmente no Lago Baikal, que possui a temperatura abaixo do zero e pouca ou quase nenhuma precipitação e umidade relativa do ar.
Essas condições permitem que o gelo faça a sublimação sob a luz do sol de maneira natural, logo que a pedra é levada para superfície, o gelo recebe menos energia, o que permite que ele não derreta. O pedestal de gelo fica livre do aumento de temperatura ao ser menos exposto aos raios de sol.
Sem o derretimento do pedestal que emergiu a pedra, ela permanece lá sobre o gelo como se estivesse flutuando no rio, gerando o efeito das pedras zen. O evento é raro e passageiro, mas ao ocorrer, acaba entrando em um processo de sublimação, eventualmente devolvendo a pedra para superfície.
O Lago Baikal está auxiliando pesquisas da NASA. Sendo de maneira similar o gelo do lago e da lua Europa de Júpiter, os cientistas da agência espacial estão estudando melhor como funciona o fenômeno de sublimação do gelo, para que, ao realizar uma nova missão lunar, nenhum dos 76 satélites do Planeta e nenhuma sonda de milhões de dólares acabe ficando presa no gelo.