Café faz mal à saúde, afinal? Saiba mais sobre essa tradicional bebida
O café é uma das bebidas que as pessoas mais consomem, inclusive no Brasil. Porém, ela precisa ser consumida de maneira moderada.
O Brasil é o maior produtor de café do mundo, uma bebida que é bastante consumida em diversos lugares do globo terrestre. Em nosso país, geralmente o produto costuma ser mais consumido na parte da manhã, mas algumas pessoas não conseguem dispensar o cafezinho da tarde acompanhado de um lanche.
Entretanto, é necessário tomar cuidado com o consumo desta bebida. O café possui diversos benefícios para a saúde, mas, se consumido de forma excessiva, também pode causar prejuízos. Atualmente, a média de consumo, por dia, de café é de duas a três xícaras.
Veja quais são os cuidados necessários no consumo dessa bebida logo abaixo.
Café: quais os cuidados necessários para o consumo?
O café é uma bebida que possui propriedades diuréticas, ou seja, ele tem uma grande porcentagem de água em sua composição. Isto é um dos motivos que fazem do café uma bebida saudável. Além disso, se consumido de maneira moderada, pode reduzir o risco de morte, de acordo com algumas pesquisas que estão sendo realizadas..
De acordo com estudos diretamente da Itália, um outro país grande consumidor de café, o consumo desse insumo ajuda na redução do risco de câncer de fígado em até 40%. Outra questão importante é que o café deve ser consumido de maneira moderada, pois ele é metabolizado de forma mais lenta, ou seja, grandes quantidades fazem com que o processo de metabolização demore.
Uma outra curiosidade sobre o café é que ele consegue proteger as células de envelhecer precocemente. Quando ingerido de maneira moderada e sem adição de açúcar, pode trazer diversos benefícios para as pessoas.
Quais grupos devem ter moderação no consumo?
Muito embora o café tenha lá suas benesses, também é necessário ter cautela ao consumi-lo. Isso porque cada organismo é diferente um do outro e, para pessoas como gestantes, por exemplo, o consumo de café precisa ser evitado, pois pode causar danos ao bebê.
Além das gestantes, as pessoas que sentem alguns efeitos colaterais quando tomam café também devem ficar atentas; nesses casos, é recomendável evitar o café ou consumi-lo de modo reduzido. Esses efeitos podem ser insônia, palpitações e inquietação.
Por fim, especialmente quem sofre de insônia deve evitar consumir a bebida depois de 16 horas a fim de não comprometer uma boa noite de sono.