Há quatro décadas, esta cidade brasileira não registra crimes
Uma cidade interiorana, que já foi considerada a menor do Brasil, possui um grande diferencial em sua segurança.
Diariamente, ao ligarmos nossa televisão, conseguimos ver os diversos crimes que acontecem em regiões populosas do Brasil. Mas, diferentemente do que muitos pensam, ainda há lugares em nosso país que são considerados seguros, uma ótima opção para se viver e, se assim desejar, criar uma família.
Um lugares assim e que tem se destacado é a Serra da Saudade, localizada no centro-oeste de Minas Gerais. Essa localidade recentemente recebeu o título de menor cidade brasileira, pois possui somente 836 habitantes, um pouco mais do que possuía no ano passado, 771.
Contudo, o destaque dessa cidade é o seu baixo índice de crimes, que poderá, certamente, surpreender você, uma vez que faz mais de quatro décadas que nenhum crime acontece nessa pacata cidade.
Segundo a assessora de imprensa que representa a prefeitura, Adriana Oliveira Paolineli, o único resquício de crime que você pode encontrar nessa cidade são criminosos tentando se esconder após terem prejudicado cidades vizinhas.
Paolineli ainda aproveitou para contar um pouco da história da cidadezinha, relembrando que, há pouco, ela era apenas um arraial:
“Aqui sempre foi pequeno. Tanto que antes éramos um arraial. Além disso, a maioria das pessoas daqui é parente. Se você cita um nome e vai falando sobre a família, todo mundo já sabe quem que é. Aqui tem uma tranquilidade muito grande, não precisa se preocupar com criminalidade.”
A cidade, antes de receber o nome de Serra da Saudade, era um arraial que pertencia a Dores do Indaiá e era chamada de “Arraial Melo Viana”. Entretanto, em meados de 1963, a localidade passou a ser emancipada e, desde então, chama-se pelo nome que a conhecemos.
E mais: embora a cidade tenha a estrutura para um posto de saúde e uma escola, para que os moradores tenham acesso a hospitais e universidades, eles precisam recorrer às localidades vizinhas mais próximas. A única via de economia utilizada ali é a agropecuária.
Por fim, caso você decida visitar Serra da Saudade para apreciar sua calmaria e segurança, fique sabendo que não há nenhuma pousada no local; então, provavelmente, você terá de se hospedar em alguma cidade vizinha.