Seus avós podem ter alterado seu DNA; entenda a questão
A forma como seus avós viveram podem não ter alterado a vida dos seus pais, mas podem interferir diretamente na sua. Saiba mais!
O estilo que você vive pode influenciar diretamente seus netos no futuro, e não porque eles fazem parte da sua família, e, sim, por mudanças genéticas que podem ser passadas para eles pela maneira como você leva a vida. Por exemplo, isso pode ser visto em seus hábitos, no ambiente que você vive ou na saúde que você tem.
Essa característica se chama herança epigenética transgeracional. Cientistas fizeram um estudo promissor em relação às lombrigas e tiveram muitas respostas de como isso acontece. A pesquisa foi reveladora e trouxe respostas importantes que os cientistas procuravam.
As modificações epigenéticas, que alteram a estrutura física do DNA, deveriam ser apagadas e reiniciadas para que os novos e futuros descendentes de certa família fosse projetado normalmente.
Mas, segundo os estudos feitos, algumas dessas mudanças epigenéticas acabam não sendo reprogramadas e conseguem passar de uma geração para outra.
Após os estudos, Strome explica:
“Alguns genes foram ativados de forma aberrante e permaneceram no estado sem a marca repressiva, enquanto o resto do genoma recuperou a marca, e esse padrão foi passado para os netos.”
O experimento do qual o cientista está se referindo foi feito cuidadosamente em lombrigas, desde o empacotamento do DNA até os outros processos germinativos para acompanhar o desenvolvimento embrionário e obter os resultados.
E, embora tenham sido feitos em animais, não significa que com os humanos seja diferente, já que, em casos raros, mas estudados, o que os avós comem podem interferir até duas gerações depois, ou seja, não se manifestar nos filhos, mas nos netos.
Eventos que acontecem na primeira infância ou os hábitos da saúde materna também mostram que essas características podem ser gravadas no DNA e passadas para outras gerações.
Os estudos para entender como funciona a herança epigenética não é uma coisa fácil, e é por isso que os estudos feitos em animais são tão importantes, já que, de uma forma ou de outra, eles ajudam os cientistas obter respostas com grande significado para clarear o rumo das pesquisas.
E por mais que essa pesquisa envolva as relações humanas, também é visto que as relações sociais e culturais têm grande influência em nosso fator genético.