TikTok pode ser banido dos Estados Unidos em breve; saiba o motivo
Se aprovado, um novo projeto de lei de um grupo bipartidário de legisladores proibirá o TikTok nos EUA após anos de amplas polêmicas.
Um novo projeto de lei de um grupo bipartidário de legisladores proibirá o TikTok nos EUA se conseguir aprovação. Isso ocorreria após anos de ampla preocupação, que teve início no governo de Donald Trump.
O medo se referia à potencial influência do governo chinês na empresa. Por isso, em 2020, o ex-presidente Trump tentou impedir que novos usuários baixassem o aplicativo de vídeo.
Com o anúncio do projeto de lei, ações de mídias sociais, incluindo o Meta, foram positivas na terça-feira. As ações da Meta, por exemplo, aumentaram mais de 6%, enquanto o Snap subiu mais de 3% no final da manhã.
Acesso aos dados dos norte-americanos
O TikTok é propriedade da empresa chinesa ByteDance. Recentemente, levantaram-se rumores nos EUA de que funcionários do governo chinês pudessem ter acesso dados de usuários estadunidenses sob uma lei chinesa que poderia obrigar a empresa a fornecer tais informações.
Entretanto, o TikTok insistiu que os dados dos usuários dos EUA são armazenados com segurança fora da China e que, segundo a empresa, deve mantê-los fora do alcance de funcionários do governo.
O Comitê de Investimento Estrangeiro nos EUA está conversando com a empresa sobre como resolver algumas dessas preocupações. Porém, já adiaram uma solução.
Enquanto isso, o diretor do FBI, Christopher Wray, testemunhou perante o Congresso recentemente e disse que está “extremamente preocupado” com a influência potencial do governo chinês por meio do TikTok sobre os usuários dos EUA.
“É preocupante que, em vez de encorajar o governo a concluir sua revisão de segurança nacional do TikTok, alguns membros do Congresso tenham decidido pressionar por uma proibição politicamente motivada que não fará nada para promover a segurança nacional dos Estados Unidos”, disse o porta-voz.
“Continuaremos a informar os membros do Congresso sobre os planos que foram desenvolvidos sob a supervisão das principais agências de segurança nacional de nosso país – planos que estamos implementando bem – para proteger ainda mais nossa plataforma nos Estados Unidos”, finaliza.
Enfim, resta-nos aguardar os próximos capítulos dessa novela.