Tik Tok testa recurso que restringe o conteúdo para maiores de idade

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) acusa a plataforma de vídeos curtos de violar os direitos assegurados à Criança e o Adolescente.

A empresa chinesa viral, TikTok, divulgou que está em fase de teste em perfis específicos, com um novo recurso que possibilita filtrar o conteúdo da plataforma. A atualização prevê restringir alguns assuntos para usuários maiores de 18 anos.

Leia mais: Beyoncé anuncia parceria com TikTok; saiba mais

Na interface da plataforma, dentro da aba de configurações, um novo botão aparecerá. Nele, você pode ativar e desativar o novo filtro chamado “mature themes”. O recurso também abrange Lives e, ao selecionado, o aplicativo te direciona para temáticas adultas.

Um pouco dessa iniciativa se dá pela constante pressão que a empresa vem sofrendo pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Está em andamento uma investigação que avalia conteúdos sensíveis para crianças dentro da plataforma.

Quanto ao update, o Tik Tok declara não tolerar conteúdos que mostram violência de qualquer tipo. Nas Diretrizes da Comunidade, nudez e atividade sexual implícita será retirado do ar, independente se o filtro estiver ativo ou não.

A ferramenta não incentiva a criação de conteúdos restritos, mas pretende impedir que o crescente público de usuários jovens sinta algum tipo de desconforto ou violação.

Segundo a empresa, os influencers e colaboradores expressaram desejo de alcançar um público mais maduro com conteúdos específicos de mercado, acadêmicos e políticos. Os desenvolvedores acreditam que isso pode afetar o público mais jovem, levando em consideração que, para algumas faixas etárias, as temáticas podem ser consideradas “chatas”.

você pode gostar também