Carros voadores: EUA se preparam legalmente para novo tipo de mobilidade
Carros voadores estão mais próximos de se tornar uma realidade.
Os carros voadores são, a cada dia que passa, uma realidade cada vez mais próxima de ser alcançada pelos Estados Unidos.
Com um avanço tecnológico surpreendente já antes das décadas antecedentes aos anos 2000, muitos acreditavam que o andamento da tecnologia continuaria avançando a ponto de hoje termos teletransportes e máquinas que substituem atividades humanas.
Os carros voadores fazem parte dessas crenças e acredita-se que, antes de 2030, eles sejam uma realidade. Com isso, a Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), no dia 21 de novembro, propôs algumas regras sobre o uso de carros voadores como transporte aéreo comercial urbano.
Segundo a agência, as Aeronaves Elétricas de Decolagem Vertical (eVTOLs), isto é, os carros voadores terão tanta mobilidade urbana quanto os carros tradicionais.
A inauguração das fábricas de eVTOLs com a baixa latitude de voo dos carros foi um fato que chamou muito a atenção de pessoas do mundo inteiro que tiveram a oportunidade de assistir.
Através das operações “powered-lift”, outros nichos comerciais, como fretamento e companhia aérea de passeio, foram abrangidos na proposta emitida.
Em um comunicado, a FAA informou que essa definição se tratava de um estabelecimento de bases que vão permitir o uso das aeronaves por operadores.
A expectativa do comandante da FAA, Billy Nolen, é que os carros voadores sejam uma realidade a partir do início de 2025.
Recentemente, os critérios de aeronavegabilidade foram estabelecidos pela agência. A Joby Avation, startup de transporte aéreo urbano, terá que colocar em prática a JAS4-1 eVTOL, um novo modelo de carro voador. Caso a startup não cumpra as regras estabelecidas, o modelo não será certificado.
Ainda sobre as expectativas de Nolen, durante as Olimpíadas de 2028 os carros voadores serão amplamente utilizados como transporte urbano. Ele afirma que se comparado ao que já foi visto nos anos anteriores, o número de carros voadores demandados será muito maior.
Por fim, ele afirma que caso essas expectativas sejam alcançadas, novos rumos serão esperados para os jogos esportivos que acontecerão em Los Angeles.
Em maio de 2023, a agência tem o objetivo de emitir um plano de implementação. Através dele, a agência será ajudada no que diz respeito à expectativa de alcance no setor.
Os funcionários da FAA comentaram que a produção dos carros voadores se encontra na preparação dos últimos detalhes.