Após 5 décadas, real causa da morte de Bruce Lee pode ter sido revelada
Pesquisadores encontram novas evidências para a causa da morte do ator e o que sugerem é uma possibilidade nunca antes imaginada. Saiba mais!
Uma das maiores lendas das artes marciais até hoje é Lee Jun-fan, conhecido mundialmente como Bruce Lee.
Após 5 décadas de sua morte, pesquisadores encontraram novas evidências para a causa do fato. O que os cientistas sugerem é que o ator pode ter morrido por beber muita água.
Em 20 de julho de 1973, o artista, diretor de cinema e roteirista morreu com seus 32 anos. Na época, uma autópsia revelou que Bruce havia morrido de edema cerebral – um inchaço no cérebro – causado por uma reação alérgica aguda (anafilaxia) a um medicamento.
Contudo, 50 anos depois, os pesquisadores decidiram retificar as evidências e constataram que Lee morreu de hiponatremia, que ocorre quando o nível de sódio presente no sangue – do qual seu corpo precisa para controlar o equilíbrio de fluidos – é muito baixo.
Isso, consequentemente, faz as células do corpo dele incharem, incluindo as do cérebro. Confira a seguir o que disse um dos cientistas envolvidos na investigação:
“Propomos agora, com base na análise de informações publicamente disponíveis, que a causa da morte foi edema cerebral devido à hiponatremia. Em outras palavras, a incapacidade do rim de excretar o excesso de água matou Bruce Lee.”
Resumindo a pesquisa, que está disponível no artigo publicado no periódico Clinical Kidney Journal, o ator possuía vários fatores de risco que o predispunham à hiponatremia decorrente da interferência nos mecanismos de homeostase da água, que regulam a ingestão e a excreção de água.
Linda, a esposa de Lee, revelou que o ator consumia uma dieta à base de fluidos de cenoura e suco de maçã antes de sua morte, confirmando ainda mais a pesquisa que indicou o fato de o ator estar bebendo grandes quantidades do líquido por dia.
Além de tudo, Lee usava maconha incessantemente no dia que veio a óbito, o que aumenta bastante a sede, bem como outros fatores que diminuem a capacidade dos rins, como o uso de medicamentos prescritos, além de álcool.
Via de regra, normalmente, a hiponatremia acontece quando uma pessoa bebe uma grande quantidade de água em um período curtíssimo de tempo.
“Nossa hipótese é que Bruce Lee morreu de uma forma específica de disfunção renal: a incapacidade de excretar água suficiente para manter a homeostase da água”, sinalizam os pesquisadores.
O estudo designado “Who killed Bruce Lee? The hyponatraemia hypothesis” (“Quem matou Bruce Lee? A hipótese da hiponatremia”, traduzido para o português) foi publicado no periódico Clinical Kidney Journal e, se preferir, você pode conferir a pesquisa completa por lá.