Altos índices de radiação são encontrados em escola nos Estados Unidos

Escola é surpreendida ao ser detectada com um alto índice de radiação onde está localizada; pesquisadores duvidam de Projeto Manhattan.

Em Saint Louis, cidade localizada no estado do Missouri (Estados Unidos), uma escola acabou chamando a atenção do país porque, de acordo com os cientistas da Boston Chemical Data Corporation, foram encontrados níveis elevados de radiação, os quais são considerados “inaceitáveis”.

Especula-se que isso tenha sido um resquício do Projeto Manhattan, que foi desenvolvido pelos Estados Unidos durante o período da Segunda Guerra Mundial. Naquela época, o país estava dando início ao desenvolvimento de armas nucleares e nesse contexto foi projetada a grande maioria do arsenal atômico do país.

Entretanto, isso ainda não é tudo. A escola que foi detectada com “níveis inaceitáveis” de radiação também faz fronteira com um riacho, o qual é popularmente conhecido, na região, como um local que tem uma elevada quantidade de resíduos radioativos.

Para Marco Kaltofen, responsável por escrever o relatório do caso, os níveis elevados de radiação são devido aos resíduos produzidos pelo distrito de engenharia que abrigava o Projeto Manhattan; isso, pelo menos, foi o que ele afirmou em uma declaração à CNN.

Kaltofen continuou ainda com suas constatações:

“Muitas propriedades nessa área são testadas com alguma regularidade […], quando [o rio] Coldwater Creek inunda suas margens, parte desse material radioativo é depositado em terras vizinhas, como a escola.”

De acordo com o relatório de Kaltofen, a área está contaminada com altos níveis de tório-230, que é responsável por emitir radiação alfa altamente prejudicial à saúde e à vida em geral. Isso sem mencionar a presença de chumbo-210, que foi registrado em escala 22 vezes mais alta do que o esperado. Sendo assim, tais resultados são inaceitáveis.

É necessário relembrar que, principalmente para crianças, a contaminação por chumbo é muito perigosa, uma vez que o elemento tem capacidade de impactar negativamente as fass de seu desenvolvimento. Conforme alertam os especialistas que realizam pesquisas sobre o câncer, há uma grande influência dos altos níveis de radiação no desenvolvimento da doença. Já para o ser humano adulto a substância também é letal, sendo capaz de causar muitos prejuízos à saúde.

Será que a escola está segura?

Os moradores de Saint Louis encontram-se desanimados com a limpeza que foi adiada no ano de 2018, a qual seria realizada pelo corpo de engenheiros do Exército no Riacho Coldwater, com o qual a escola faz divisa. Neste ano de 2022, inclusive, o corpo de engenheiros havia levantado a hipótese de que o riacho poderia causar contaminação à escola, mas não houve nenhuma coleta de dados para verificar esses índices de radiação.

Há boatos, também, relacionados ao fato de que o corpo de engenheiros teria tentado “minimizar a contaminação”. Diante disso, os próprios moradores tomaram a decisão de contratar os serviços da Boston Chemical para realizar a limpeza diante da desconfiança em relação ao real nível de radiação.

você pode gostar também