Quadrinho inédito de ‘Turma da Mônica’ terá personagem com nanismo
História é inspirada em um caso real; lançamento será no dia 25 de outubro, Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo.
Parece que, desta vez, teremos um rosto diferente no bairro do Limoeiro no novo quadrinho da Turma da Mônica. Estamos falando sobre Bernardo, um personagem que tem nanismo. Porém, você vai se surpreender ao descobrir que a história foi inspirada em um caso real que ocorreu no Rio Grande do Sul, mais especificamente na cidade de Caxias do Sul.
O jovem em questão possui acondroplasia, um dos tipos mais comuns dessa deficiência. Trata-se de uma doença genética que é responsável por interferir no crescimento natural dos ossos, o que acaba resultando na baixa estatura dos indivíduos que a possuem.
A nova história em quadrinho se chama “Nosso Amigo com Nanismo” e a HQ traz à tona o primeiro dia de aula de Bernardo na Escola do Limoeiro. Nessa mesma escola, estudam Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e os demais personagens que pertencem a essa turminha.
No momento em que a Turma da Mônica se encontra com o menino, eles passam a perguntar sobre a altura do garoto. É nesse momento, então, que eles começam a conhecer a história de Bernardo, garoto que está pronto para abrir seu coração e compartilhar as dificuldades enfrentadas por ter nanismo.
Flávia Berti Hoffmann, mãe do menino que teve sua história usada como base para montar o quadrinho, se pronunciou sobre a nova obra. Confira a seguir o que Flávia afirmou:
“Sabemos que é importante conversar sobre esses assuntos com as crianças, para que elas cresçam entendendo e respeitando as diferenças, e a ‘Turma da Mônica’ tem uma ótima aceitação com esse público, então, com certeza, esse personagem vai ter um papel extremamente importante para a causa do nanismo. Ver este livro pronto é a realização de um sonho!”
Segundo Mauricio de Sousa, o processo de criação do novo personagem foi algo totalmente interessante e prazeroso. Segundo o desenhista:
“A inclusão e a representatividade fazem parte do dia a dia da ‘Turma da Mônica’ e é muito bom saber que conseguimos, cada vez mais, retratar tantas crianças ao redor do mundo. Temos certeza de que essa história e esse personagem vão contribuir para melhorar a vida das pessoas com nanismo.”
O novo quadrinho será publicado por meio da editora Culturama e tem como apoiadora a biofarmacêutica BioMarin. A escolha do momento para o lançamento da obra foi feita com base na data em que é comemorado o Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo, isto é, em 25 de outubro. O evento ocorre às 19 horas na Livraria Cultura. A livraria fica localizada na Avenida Paulista, 2.073, na cidade de São Paulo.
Comente e compartilhe a sua opinião com a gente! Afinal, você não pode ficar de fora dessa! Acompanhe também as próximas informações que serão disponibilizadas no nosso site e fique por dentro de tudo o que acontece.