‘Os Anéis de Poder’: quem sobreviveu após a erupção da Montanha da Perdição?
No sexto episódio da série 'Anéis de Poder', do Amazon Prime Video, foi mostrado o momento em que as Terras do Sul se tornaram Mordor.
Após o desastre causado pela erupção da Montanha da Perdição nas Terras do Sul, a adaptação da obra de Tolkien produzida pela Amazon Prime mostrou o momento em que as Terras do Sul se tornaram Mordor, as terras sombrias onde vivem os Orcs na mitologia tolkieniana.
Após o evento, representado no sexto episódio da trama, intitulado “Udûn”, os espectadores se perguntam quais personagens teriam sobrevivido ao ocorrido. Enquanto Isildur e a rainha Míriel tentavam resgatar Valandil, o corpo sem vida de Ontamo, que anteriormente revelou a Isildur que preferia nunca mais ver outro campo de batalha antes que o vulcão entrasse em erupção, rola até onde Valandil estava.
Quando a rainha,o Isildur e o Valandil ajudam a evacuar um prédio, Isildur entra para procurar mais sobreviventes. Nesse momento, vemos a rainha levar crianças para fora do prédio, e o teto e as paredes colapsam em cima de Isildur. Valandil o chama, mas não obtém resposta, então é presumido que ele tenha morrido.
Porém, mais tarde nesse mesmo episódio, o cavalo de Isildur, Bererk, aparece mostrando que ele acredita que seu dono pode ainda estar vivo ao se recusar a entrar em um barco para Númenor. Muitos dos que sobreviveram à erupção acabaram fortemente marcados. No momento em que a rainha Míriel ajudava a evacuar o prédio, pedras caíram em seu rosto, deixando-a cega, e então ela admite a Elendil que não consegue mais enxergar.
Halibrand teve um grave ferimento no abdômen enquanto viajava sozinho a Númenor e acabou desmaiando no caminho. Contudo, ele foi encontrado por nativos das Terras do Sul que o levaram para o acampamento. Quando Galadriel é levada para vê-lo, Brownwyn revela que seus ferimentos parecem ter piorado durante a noite, por ter ficado muito tempo sem serem tratados.
Quando ela revela que apenas a medicina élfica pode curar seus ferimentos, eles se preparam para cavalgar até Lindon com Galadriel.
Elendil não teve ferimentos físicos, mas o pensamento de perder seu filho o deixou mentalmente abalado. Agora, ele se arrepende mais do que tudo de ter salvado Galadriel e Halbrand quando estavam à deriva no mar.
Ele também ficou profundamente deprimido ao notar que o cavalo de seu filho Berek parece estar sofrendo de uma profunda depressão sem ele, o que fez com que se arrependa de tê-lo deixado ir ao invés de tê-lo levado de volta para a casa.
Galadriel está se sentindo profundamente culpada após Hadar ter conseguido criar uma terra natal para os Uruk. Ao chegar no acampamento, ela também se culpa pelas mortes causadas por seu pedido a Númenor para ajudarem as Terras do Sul.
Agora, os habitantes das Terras do Sul se encontram desabrigados ou mortos, e a Terra está coberta por uma profunda escuridão. Os habitantes que não foram capazes de deixar as Terras do Sul serão atormentados pelos Orcs, que farão de lá sua nova casa, a qual foi batizada de Mordor.