Ator de ‘Harry Potter’, Hagrid, morre aos 72 anos de idade
O ator interpretava um guarda-caça de Hogwarts, o gentil e meio gigante Hagrid, que era extremamente apaixonado por criaturas mágicas
Robbie Coltrane, mais conhecido por interpretar Hagrid nos filmes de “Harry Potter“, faleceu aos 72 anos. O ator, cujo nome de nascimento é Anthony Robert McMillan, nasceu em 30 de março de 1950, em Rutherglen, na Escócia.
Coltrane começou suas atuações quando tinha 20 anos, em grande parte no teatro, antes das cômicas costeletas lhe renderem alguns papéis nas séries de televisão “The Comic Strip Presents” e “Alfresco”.
Conforme o ator ia avançando com suas atuações nas telas, ele apareceu em uma variedade de projetos, incluindo dois filmes diferentes: um no ano de 1986, com dois títulos relacionados a pinturas, “Caravaggio” e “Mona Lisa”, e outro como adaptação de “Shakespeare”, de 1989, além do icônico “James Bond” (de 1995).
O papel mais conhecido do ator veio no ano de 2001, quando ele apareceu no filme “Harry Potter e a Pedra Filosofal” interpretando um guarda-caça de Hogwarts, o gentil e meio gigante Hagrid, que era extremamente apaixonado por criaturas mágicas. Na realidade, ele foi um dos primeiros bruxos já mostrados na franquia.
Sua primeira aparição se dá no momento em que arromba a porta, na ilha deserta onde o Tio Válter e a Tia Petúnia haviam escondido Harry, a fim de resgatar o jovem e informá-lo sobre ele ser um bruxo; a partir disso, então, Hagrid pretende levá-lo a uma escola da magia. A partir dessa icônica cena, o ator reprisou esse papel nos sete filmes que se seguiram até o fim da franquia, no ano de 2011, com “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2”.
Conforme informações do The Wrap, Robbie faleceu de causas que não foram especificadas, em Larbert, na Escócia.
A notícia foi confirmada pela agência do ator, WME. Ele deixou dois filhos, Spencer e Alice, que teve com sua ex-esposa Rhona Gemmell. Por mais que o ator possa ter alcançado o maior número de pessoas através de sua atuação em “Harry Potter”, que provou ter sido um enorme sucesso intergeracional e com um poder considerável de permanência, ele continuou trabalhando até 2020. Seu último papel foi dar vida a Orson Welles em um episódio de “Urban Myths”.
Seu trabalho após a saga “Harry Potter” também incluiu interpretar Jaggers na adaptação de Charles Dickens de 2012, “Great Expectations”, além de fornecer a voz de Lord Dingwall para o filme da Pixar, ambientado na Escócia.
Por mais que a triste notícia da morte do ator de “Harry Potter” já tenha sido divulgada, as homenagens à querida pessoa que ele era não param de ser merecidamente feitas.