Vestido pulverizado no corpo: Contemple esse encontro entre moda e tecnologia
A Semana de Moda de Paris foi um evento que aconteceu recentemente e trouxe grandes novidades. Entre elas, está um curioso vestido. Confira!
Recentemente, houve a Semana de Moda de Paris (PFW) e o evento certamente trouxe grandes inovações, sendo que uma delas será o foco desta matéria. Estamos falando do encerramento do evento, quando a supermodelo norte-americana Bella Hadid fechou o desfile da marca francesa de roupas Coperni com o que a companhia considera “um momento em que a moda encontra a tecnologia“.
Depois de se dirigir a uma pequena plataforma no centro do local em que estava ocorrendo o desfile, Hadid, quase nua, apenas ficou parada enquanto dois homens equipados com garrafas de aerossol, isto é, sprays, literalmente pintavam um vestido em seu corpo. Isso foi possível porque o conteúdo presente em suas garrafas era um tecido pulverizável de nome Fabrican.
Segundo a marca francesa, Coperni — que tem esse nome devido a uma referência ao matemático e astrônomo Nicolau Copérnico —, o Fabrican foi desenvolvido por Manel Torres, pesquisador do Imperial College, em Londres, no Reino Unido. A marca afirmou que o material é “fascinante”, revelando que ele ainda pode ser reengarrafado e reutilizado.
No que diz respeito ao material contido na garrafa, a Vogue Business explicou que o Fabrican possui em sua composição algodão ou fibras sintéticas. Esses materiais estão suspensos em uma solução de polímero que, ao entrar em contato com a pele do indivíduo, evapora.
De acordo com o que o site oficial afirma sobre o produto:
“A tecnologia abre novas possibilidades para a moda personalizada, permitindo que toques individuais sejam adicionados às roupas fabricadas. Roupas chiques poderiam incorporar fragrâncias, constituintes ativos ou materiais condutores para interagir com a tecnologia da informação.”
Segundo a visão dos desenvolvedores do Fabrican, é como se o futuro fosse vislumbrado como um lugar onde sua solução pode se tornar um grande banquete de roupas pulverizáveis: se misturar seu perfume favorito ou um condutor de interligação tecnológica não identificado, você está sob posse do que pode um dia pode ser o ajuste sob medida para o futuro.
Porém, se alguém pensou que poderia comprar o incrível vestido pulverizado, ficou bem decepcionado com a notícia divulgada pela Coperni. Isso porque o item não está à venda. Sobre isso, a empresa afirma:
“É nosso dever como designers tentar coisas novas e mostrar um futuro possível”, disse o diretor criativo da marca, Sébastien Meyer. “Não vamos ganhar dinheiro com isso, mas é um momento lindo.”