Confira cinebiografias que foram CRITICADAS pelas figuras retratadas

Há muitos longas que retratam biografias por aí, mas será que as personalidades representadas sempre reagem bem a essas obras? Saiba mais!

Conhecemos muitos longas que retratam biografias de figuras públicas ou de pessoas muito ímpares da sociedade. Esses projetos são transformados em material comercial e usam a história de vida de uma pessoa para criar um enredo que renda lucros.

Que isso acontece todo mundo sabe; no entanto, ainda que muitos desses filmes possuam boas críticas e apoio popular, muitos deles não caminham para a provação das pessoas neles retratadas.

Nesse contexto, algo que é bem comum em biografias, de maneira geral, é que a história retratada seja uma versão do diretor sobre os fatos. Da mesma forma, também há situações levantadas e apresentadas pelo longa que não sejam do agrado do representado.

Pensando nisso, listamos aqui alguns desses casos, nos quais a biografia não agradou à pessoa que serviu de inspiração para a obra.

Confira a lista abaixo:

“Prenda-me se for capaz”


Esse é um longa que estreou no começo dos anos 2000, trazendo Leonardo DiCaprio e Tom Hanks no elenco. A trama retrata a juventude de Frank Abagnale Jr., que, inicialmente, parecia agradado pela produção e que demonstrou gostar de algumas mudanças realizadas.

Contudo, o passar do tempo o fez mudar de ideia e atualmente ele afirma que se arrepende de coisas feitas quando era mais novo, acrescentando que detesta que essas lembranças sejam imortalizadas em um filme.

“Nina”


Apresentando uma das piores críticas de Zoe Saldaña, o longa de 2016 aborda a trajetória da musicista e ativista de direitos civis Nina Simone. A trama se aprofunda em aspectos sombrios de sua vida e teve um trabalho de produção criticado, no qual Saldaña precisou de próteses para o nariz e maquiagem para escurecer a pele, o que gerou decepção e críticas da família da ativista. Por conta disso, houve muitas críticas ao enredo da trama, no qual a personagem central sofreu uma descaracterização da pessoa real.

“A rede social”


Este aqui é certamente um filme muito polêmico, afinal contra toda a  história sobre como o Facebook foi criado e sua popularização. O longa foi indicado a diversos prêmios, em muitas categorias, trazendo para o centro de tudo o empresário Mark Zuckerberg enquanto ainda era um estudante.

Essa produção certamente foi clamada pelo público, mas não pelo criador da rede social. Em diversas ocasiões, o empresário deixou claro que sua representação no longa não era condizente com a realidade, muito menos os motivos que o levaram a criar o Facebook. Zuckerberg também comentou, em uma ocasião, que a única coisa que achava correta do filme era o figurino.

“Patch Adams”


Nosso querido Robin Williams nos deixou muitos longas com cenas memoráveis. O ator trabalhou em “Patch Adams”, de 1998, um longa que apresenta a história do primeiro médico palhaço do mundo, um ativista social que dedicou sua vida a reformar o sistema de saúde americano.

Mesmo apresentando uma temática importante e contando uma história bonita, o longa não agradou o representado. Segundo o próprio médico, o filme é superficial e simplificado, seguindo apenas o objetivo de alcançar sucesso comercial.

você pode gostar também