Será que Qui-Gon já sabia que Anakin se tornaria Vader?
Não há como negar: Qui-Gon Jinn é um dos combatentes mais habilidosos de toda a Ordem Jedi, até que Darth Vader chega para ultrapassá-lo.
Muitos acreditam que, justamente no momento em que Quin-Gon Jinn profere sua fala mais famosa em “Star Wars: Episódio 1 – A Ameaça Fantasma“, pode ter sido iniciada a ascensão de Darth Vader dentro da galáxia de “Star Wars”.
Não é novidade que Qui-Gon nunca havia sido visto como convencional no meio de seus colegas Mestres Jedi. Na grande maioria de vezes, ele acabava defendendo alguns métodos nada convenientes para seus colegas. Porém, se olharmos sob outro ponto de vista, veremos que seus colegas reverenciavam sua sabedoria e ela era até vista, algumas vezes, como algo profético. E isso acabou sendo muito bem ilustrado por uma piada feita pelo Mestre Jedi.
Ao decorrer da escala em Tatooine, Qui-Gon, juntamente com seu aprendiz Obi-Wan Kenobi, acaba encontrando um jovem Anakin Skywalker, a quem Qui-Gon decide escolher como aprendiz de forma informal.
O jovem acaba mostrando a ele uma incrível força, quando lhe é sugerido que o personagem foi originado por meio de sua própria força. Porém, infelizmente, nem Jinn nem Kenobi poderiam imaginar que aquele jovem menino iria crescer e se tornar ninguém mais, ninguém menos que Darth Vader, o Sith mais temido de toda a galáxia.
Em “Darth Vader #4”, produzido por Greg Pak junto com Raffaele Ienco, é mostrado Anakin Skywalker voltando a Naboo para se vingar completamente daqueles que esconderam a existência de seu filho.
Enquanto está passando pelo planeta natal de sua falecida esposa, ele acaba encontrando Sando Aqua Monster, um monstro gigantesco que pode ser visto em “Star Wars: The Phantom Menace”, o qual é responsável por atacar e matar uma criatura que está perseguindo a embarcação submarina comandada por Obi-Wan Kenobi e seu mestre.
O encontro inusitado acaba fazendo com que Qui-Jinn faça uma brincadeira, dizendo “Sempre há um peixe maior”. Mas, por incrível que pareça, não há um predador que consiga enfrentar Sando Aqua Monster, pelo menos até o momento em que Darth Vader aparece.
Mesmo que a frase acabe sendo algo bem clichê, ela se encaixa perfeitamente em prever não só a ascensão de Darth Vader, como também a queda da Ordem Jedi, incluindo a morte de Qui-Gon Jinn. A ideia por trás da frase transmite o pensamento de que não importa o quão forte ou grande você seja, sempre haverá alguém maior para vencê-lo.
Para aqueles que não sabem, as criaturas Sando Aqua Monster são as mais ferozes de Naboo, até que Vader consegue matar uma delas. A Velha República e os Jedi eram estimados por longos anos, até que Sheev Palpatine acaba os destruindo.
Por fim, não há como negar que Qui-Gon Jinn é um dos combatentes mais habilidosos de toda a Ordem Jedi, até que Darth Vader o ultrapasse.