‘VIKINGS’: Qual a condição mental de FLOKI?
Floki, personagem habilidoso com madeiras e fanático por deuses nórdicos, deixa seu público bastante intrigado em relação à sua saúde mental.
A série “Vikings” conseguiu trazer para o público uma grande quantidade de personagens conhecidos e um deles é Floki. Conhecido por suas grandes criações, esse personagem possuía outras características que acabaram chamando a atenção, resultando em um questionamento: qual seria o diagnóstico relacionado à saúde mental dele?
O personagem teve sua origem por meio de Michael Hirst, o responsável por criar a produção. Ela estreou publicamente no History Channel, em 2013, e estava prevista para ser apenas uma minissérie. Porém, no momento em que ela passou a chamar a atenção do público, a mudança foi imediata e ela acabou alcançando um total de seis temporadas. A série foi finalizada no ano de 2020, porém a história continuou em “Vikings: Valhalla“.
“Vikings” trouxe às telas o período da Era Viking, tendo Ragnar Lothbrok, personagem de Travis Fimmel, como protagonista pelo menos nas primeiras temporadas. Isso porque, durante a quarta temporada, Ragnar acaba morrendo. Depois disso, a série, que antes estava focada em Ragnar e seus ataques e viagens a outros locais junto com seus amigos, agora estão estaria completamente focada em seus filhos, Björn, Ubbe, Hvitserk, Sigurd e Ivar, os quais se tornam protagonistas da trama.
Além dos filhos de Ragnar, nos episódios também estava um dos personagens mais conhecidos de “Vikings”: o notável Floki, que nas primeiras temporadas é apresentado como um dos melhores amigos de Ragnar. Mas, assim como todos os personagens da produção não tiveram uma vida fácil, Floki não seria uma exceção.
Embora Floki fosse um brincalhão que não possuísse modos, ele também tinha uma grande habilidade de construir barcos incríveis, o que certamente o levou a alcançar um título importante no grupo. Além disso, é um dos poucos personagens que está desde o começo da série e que consegue chegar até o final dela. E é claro que isso concedeu ao público a oportunidade de conhecer bem o personagem em questão.
Nesse contexto, é possível analisar e refletir sobre como todos os acontecimentos vivenciados por ele conseguiram mudá-lo completamente. No final da narrativa de “Vikings”, Ubbe se encontra com Floki e levanta uma questão: qual era a condição mental de Floki em “Vikings”?
O personagem é visto como alguém alegre e completamente enérgico; porém, por trás das máscaras, ele encontra-se profundamente inseguro. Isso o faz crer que ele nunca será capaz de conseguir alcançar certas coisas que realmente o trazem muita alegria. Isso fica evidente, por exemplo, quando sua esposa Helga, interpretada por Maude Hirst, acaba engravidando para ter sua filha, Angrboda, e Floki fica completamente em parafusos acreditando que não conseguiria alcançar o título de um bom pai.
Porém, ainda assim, conseguimos enxergar um Floki leal e inteligente. Contudo, a maneira como ele acaba reagindo a determinadas situações, com excentricidade, obsessão e muitas outras características peculiares, transmitiram a crença de que ele estava com algum problema mental.
Mesmo que não haja nenhuma confirmação oficial pelo criador da série, Gustaf Skarsgård afirmou durante uma entrevista que enxerga Floki como um homem que estava lutando intensamente contra suas doenças mentais. Skarsgård ainda comentou que o estado de Floki era de “um homem doente de várias maneiras, provavelmente psicótico e à beira da esquizofrenia”.
O estado mental do personagem vem sendo uma pauta que está em discussão há tempos, mas geralmente é dito que ele está seguindo a linha da esquizofrenia em decorrência de delírios e métodos completamente errados, embora muitos deles possam afirmar que seu estado pode ser de um autista.
Porém, não podemos nos esquecer de que este personagem também consumiu uma grande quantidade de cogumelos psicodélicos, o que certamente mexeu diretamente com suas reações.