Marvel: denúncias de práticas abusivas com artistas de efeitos visuais
Quem acompanha o universo Marvel deve ter notado uma queda de qualidade nos efeitos especiais de suas produções
Quem acompanha o universo Marvel deve ter notado uma queda de qualidade nos efeitos especiais de suas produções. Embora se trate de produções muito lucrativas e com muito investimento envolvidos, os fãs andam recebendo algumas críticas por isso.
Leia mais: Marvel revela detalhes sobre novo filme de “Quarteto Fantástico”
Porém, podemos entender um dos motivos que está levando a isso, um artista de VFX deu uma entrevista à Vulture e expôs muita coisa problemática vinda dos estúdios Marvel. Segundo ele, essa queda de qualidade deve-se a práticas abusivas do estúdio com as empresas responsáveis pelos efeitos especiais.
De acordo com o profissional, o estúdio costuma encomendar grandes mudanças em poucas semanas antes do lançamento dos filmes, por exemplo, mudar todo o terceiro ato. Além disso, o profissional alegou que a Marvel sempre escolhe o orçamento mais baixo de computação gráfica para as suas produções, o que obriga aos funcionários manterem mais horas de trabalho.
“Todos os projetos da Marvel tendem a ter menos pessoas do que o necessário. Enquanto eu costumo trabalhar em equipes de dez artistas em filmes de outros estúdios, nos da Marvel são duas pessoas, incluindo eu”, disse ele.
O cenário abusivo da Marvel ainda conta com profissionais chorando após semanas de trabalho sem pausa. E, de acordo com a denúncia, não é de agora que isso vem acontecendo, pois desde os primeiros títulos a comunicação das mudanças que era pedidas não eram claras.
Outra coisa que pode estar atrapalhando no desempenho do CGI, é a pouca experiência dos diretores dos filmes e séries. O artista contou que diversas vezes eles enviam imagens que ainda não estão finalizadas, para que a produção saiba onde a equipe está no trabalho das imagens, mas que a Marvel pede que a qualidade seja maior no início do processo, pois não entendem como é feito o processo de construção.
A falta de um diretor de fotografia presente nessa fase de produção também acaba atrapalhando, diz o artista, pois são eles que precisam bolar as tomadas:
“De repente, os personagens estão pulando, fazendo todos esses movimentos malucos como bonecos no espaço. De repente, a câmera está fazendo movimentos que não aconteceram no resto do filme. Tudo parece um pouco caricatural. Quebra a identidade visual do filme”, disse ele em relação ao filme Pantera Negra.
Ele ainda disse que as empresas que não entregam os trabalhos no curto período que eles exigem, são desligadas das produções, com isso, nunca mais recebem trabalhos do estúdio. Foi assim que a empresa conseguiu a Marvel como cliente, que é muito importante, aliás.