A história por trás da Família Addams
A família trouxe uma versão diferente dos modelos tradicionais, com alguns atributos relevantes como a dinâmica entre Mortícia e Gomes
24Uma das famílias mais querida da televisão mundial completou 90 anos. Criada em 1932, a Família Addams foi desenhada por Charles Addams, que vendeu sua primeira tirinha em 1937.
Leia mais: Tudo sobre WANDINHA, série spin-off de A Família Addams
Desde então, foi só sucesso, já que foi retratada e contada em filmes, quadrinhos, teatro, produtos e séries. A proposta dos personagens é para servir como se fosse uma sátira das famílias norte-americanas ‘’ideais’’.
O nascimento da Família Addams
Quando Charles Addams entrou para o segundo grau escolar, começou a se envolver projetos de ilustração e, pouco tempo depois, já estava vendendo seus desenhos para revistas relevantes do mercado, como a The New Yorker.
Isso fez com que o cartunista conseguisse criar uma carreira de sucesso e uma vida muito confortável. Ele criou muitos personagens, entretanto, foi a Família Adams que o trouxe o reconhecimento.
Esta história sempre foi mostrada como um núcleo muito amoroso e acolhedor, ainda que sempre fossem macabros. A família que é composta por seis membros, são eles: Morticia, Gomez, Vandinha, Feioso, Tio Chico, Mãozinha, Primo It, que acabaram se tornando amados pelos americanos e logo foram para a televisão.
A Família Addams chega à televisão e ao cinema
Foi no canal ABC, em 1964, que a Família Adams estreou na televisão, o que deu uma grande popularidade. Mesmo que já tinha sido criada em 1932, o programa foi uma resposta da ABC para uma série, The Munsters, de outro canal, a CBS.
A Família Addams se tornou menos sombrios na televisão do que nos quadrinhos, entretanto, mais doidos. E os personagens ficaram ‘‘mais bonitos’’ do que nos quadrinhos. Todas essas alterações deixaram Charles Addams insatisfeito, por isso, o criador não assistiu a série.
Após um tempo, em 1973, a história virou animação em uma produção dos estúdios Hanna-Barbera e em 1992 foi feito uma nova animação que, inclusive, foi transmitida no SBT.
A Família Addams chegou às telonas, em 1991, em um longa dirigido por Barry Sonnenfeld, que traria um rosto mais popular para o núcleo familiar. O filme ganhou uma sequência em 1993, sendo dirigido pelo mesmo diretor. Confira abaixo:
Os valores promulgados pela Família Addams
Muitos fãs tentam compreender o que os personagens têm de especial para se tornarem uma família tão interessante. E alguns já encontraram algumas respostas, uma delas é de que os Addams foram criados como um contraponto do famoso ‘‘sonho americano’’, que compreenderia uma conjunção de valores que seriam inerentes à cultura norte-americana.
Os pais, o núcleo da casa, são retratados através de um casal muito apaixonado, que deixavam claro que viviam uma vida sexual muito ativa, o que, de alguma forma, era exatamente o oposto das figuras tradicionais dos lares norte-americanos.
Os filhos do casal eram obedientes aos pais, entretanto, brincavam com algumas ferramentas de tortura. A história não conta qual a profissão do pai e nem se ele trabalha, o que tirou do centro da história o progenitor.
A família possui poucos conflitos entre si, todas as batalhas são travadas no mundo externo, que os olha com desconforto. Entretanto, o mais engraçado da Família Addams é isso: eles não se julgam estranhos e são muito felizes da maneira mórbida que vivem.