Golpistas roubam contas do WhatsApp a partir de uma ligação
O golpe tem abrangência mundial, pois as operadoras se valem de números parecidos com os dos golpistas
Atualmente, os golpes se multiplicam diariamente e a nova forma de fraude foi descoberta por Rahul Sasi, o CEO da CloudSEk. O empresário diz que o golpe é muito simples, visto que ele permite que os golpistas invadam contas através de uma chamada telefônica.
Leia mais: SIM Swap: Tudo o que você precisa saber sobre o novo golpe
Na última segunda-feira (23), Rahul disse que os cibercriminosos efetuam ligações de maneira aleatória e convencem os usuários que atendem as ligações a discarem para um número específico. Os números preferidos dos criminosos, geralmente, começam com os dígitos ‘’67’’ ou ‘’405’’.
Quando a vítima realiza a ligação, ela aciona o processo de registro do WhatsApp e, inocentemente, opta por enviar o código de verificação para o número do golpista. A partir desse código, o criminoso consegue se apossar da conta da vítima.
A partir disso, ele se passa pelo dono do telefone e passa a pedir dinheiro para os contatos da pessoa, normalmente, solicitando dinheiro para uma situação emergencial.
Dicas de prevenção
Segundo o especialista em segurança, o melhor método para se proteger dos golpistas que furtam contas do WhatsApp através de ligações telefônicas é fazer a autenticação da conta em dois fatores. A proteção extra se constitui como uma barreira a mais de proteção contra os golpistas.
Outra dica é adicionar uma senha numérica ou PIN e não fornecer os códigos de verificação para ninguém. Nesse sentido, ele indica que o usuário não aceite ligações realizadas por desconhecidos.