Animais Fantásticos acaba desviando do contexto e começa a desagradar
O que gostaríamos de destacar nesta matéria é o rumo em que a história tem tomado e a maneira como o interesse pelas criaturas mágicas sumiu
Os filmes protagonizados pelas criaturas mágicas de Animais Fantásticos tinham o objetivo inicial em permanecer com a magia presente em Harry Potter. JK Rowling, a criadora de uma das franquias mais conhecidas mundialmente, está na empenhada na montagem do roteiro ao lado de David Yates.
Leia mais: Animais Fantásticos 3 conta a relação entre Credence e Alvo Dumbledore
Havia o desejo de conceder a esta saga cinco filmes, no entanto, ao decorrer dos anos, o público passou a perder o interesse e algumas controvérsias começaram a aparecer entre os membros do elenco. Porém, o que gostaríamos de destacar neste post, é o rumo em que a história tem tomado e a maneira como o interesse pelas criaturas mágicas sumiu.
Atenção! A partir de agora conterá spoilers de Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore
O enredo da primeira produção foi consideravelmente objetivo. Newt Scamander é um magizoologista que, finalmente, concluiu seu manuscrito e está localizado na cidade de Nova York.
Sendo assim, ao esbarrar em um entusiasta a padeiro, acabam trocando suas malas, evento que desencadeia uma série de acontecimentos, como a libertação de algumas criatura mágicas de Scamander por toda a cidade.
Porém, com a ajuda de uma auror, chamada Tina Goldstein e sua irmã Queenie, o nosso magizoologista irá em busca de suas criaturas. Contudo, as coisas parecem modificar para um cenário sombrio, quando um obscurus da início a uma série de mortes.
Neste contexto, aparentemente, Rowling e Yates possuem um belo contexto para desenvolver no mundo mágico, com Scamander explorando muitos lugares e conhecendo inúmeros personagens. Mas, tudo muda quando algumas tramas começam a ser implantadas na narrativa, ocasionando um prejuízo para o próprio filme.
O principal deles é quando o jovem Credence Barebone entra na história, pois, ele acaba se tornando a fonte do obscurus devido à omissão de seus poderes. Credence começa, então, a desejar conhecer o mundo mágico, desencadeando a sequência dos próximos filmes.
Alguns acreditam que ele possa ser Corvus Lestrange V, o antepassado de Bellatrix Lestrange, vilã declarada na franquia de Harry Potter. Além disso, a irmã de Corvus acaba desempenhando um destaque na produção de Os crimes de Grindelwald.
Porém, em dada oportunidade Gellert Grindelwald, interpretado por Johnny Depp, diz a Credence que, na verdade, seu nome é Aurelius Dumbledore, irmão de Alvo Dumbledore, interpretado por Jude Law.
Neste cenário, Credence poderia ter se tornado a versão sombria de Harry, ao invés de ser abraçado pelos amigos, ele sucumbiria ao domínio de Grindelwald. Contudo, o filme acaba não adentrando neste rumo e escolhe o estreito alvo do seu universo e acaba tendo consequências.
Grindelwald acaba se tornando um símbolo de como a franquia abandona a ideia original. A presença dele torna o ambiente dos filmes mais escuros e sombrios, abordando temas como, abuso infantil e a segunda guerra.
Com estas atitudes, um dos principais componentes presentes em Harry Potter, o qual fez tanto sucesso, acaba se perdendo. De acordo com a crítica, o filme acaba se isolando dos fãs, o qual foi o motivo principal de desenvolver esta saga.