Matt Reeves, o diretor do novo filme The Batman e suas curiosidades
Assim que a estréia de Batman se aproxima, o cineasta se encontra diante do maior hype de sua carreira
O diretor Matt Reeves é um dos mais requisitados do momento. Assim que a estreia de Batman se aproxima, o cineasta se encontra diante do maior hype de sua carreira, desde seus 8 anos quando ganhou sua primeira câmera de seus pais e começou a fazer pequenos filmes, cujos protagonistas eram sua família. Confira abaixo mais sobre a carreira do cineasta e algumas curiosidades.
Leia mais: As expectativas de Matt Reeves estão altas para o novo momento do personagem Batman
Amizade de longa data com J.J. Abrams
Ainda adolescente, Matt Reeves acabou conhecendo outra pessoa que se tornaria outro grande cineasta, J.J. Abrams. Iniciando uma conexão muito forte, a dupla gravou alguns curtas-metragens que foram ao ar na TV local Z Channel, além disso, despertaram a atenção do lendário Steven Spielberg, que os chamaram para restaurar alguns vídeos velhos que ele havia gravado em Super 8.
Reeves se formou em cinema na Universidade da Califórnia, onde era o favorito do roteirista e quadrinista Jeph Loeb. Ele se reuniu com Abrams para criar Felicity, que foi ao ar entre 1998 e 2002, a série que alavancou a carreira da dupla. A série Felicity tratava de um drama universitário bem longe dos trabalhos pelo qual Reeves e Adams ficariam conhecidos no futuro.
Tinha um Cloverfield no meio do caminho…
Não e fácil explicar aos que não acompanharam o hype causado por Cloverfield: Monstro, em 2008. Após o sucesso depois de seu lançamento, J.J. Abrams e a Paramount montaram uma campanha viral inesquecível que contava com um teaser que não tinha título, também compreendia as sessões de Transformers pelo mundo, um ano antes do lançamento do longa junto com materiais relacionados para aumentar o hype da especulação.
A direção de Reeves acaba fazendo Cloverfield ir bem, o filme cria uma Nova York altamente perigosa e traz uma mitologia que faz com que os espectadores fiquem procurando a cada cena o monstro do título, que acaba sendo pouco visto, apesar de ser muito ouvido pelos personagens.
O diretor acabou produzindo as outras duas continuações de Rua Cloverfield, 10, lançado em 2016 e disponível nos serviços de streaming Amazon Prime Video, Telecine Play e Paradoxo.
Bat-fã
Inicialmente, no momento que a Warner Bros procurou Reeves para fazer o filme do Batman, a intenção era de manter o ator Ben Affleck como o Homem-Morcego, com o roteiro escrito pelo próprio ator. O diretor admitiu que este era um papel compreensível para o ator, porém necessitou recusar o trabalho.
‘’Eu disse que, para mim, teria que ser pessoal. Eu teria que saber para onde ir com a história, e como queria filmá-la“, explicou Reeves à Esquire. “Para minha surpresa, a Warner simplesmente disse: ‘Quer saber? Realmente queremos que você faça isso, e vamos esperar’“.
E tivemos como resultado, o filme que estreará nesta semana aqui no Brasil, além do anúncio de duas séries relacionadas com o universo Batman na HBO Max. Uma que irá tratar do Pinguim (Colin Farrell) e outra que levará os holofotes até a polícia de Gotham City.
“É claro que eu quero criar um Bat-verso completo“, disse o diretor à EW. “É difícil porque, quando você escreve uma história, não quer escrevê-la pensando: ‘Esse é só o capítulo 1’. Talvez você não tenha oportunidade de fazer um capítulo 2, então é melhor que a história se sustente sozinha. Mas o mundo de Batman é tão rico que é impossível ir chegando ao final de sua história e não começar a pensar no que vem a seguir“.