Cidade brasileira aparece em ranking dos piores destinos turísticos do mundo

Toronto é eleita a melhor cidade para turistas, enquanto capital brasileira figura entre as piores.

Escolher o próximo destino de viagem pode depender de mais do que apenas apostar em locais icônicos ou paisagens deslumbrantes. Uma pesquisa realizada pela Preply, plataforma de ensino de idiomas, sugere que outros critérios influenciam na decisão.

Na avaliação, aspectos como felicidade local, diversidade, comunicação, segurança e taxa de retorno dos turistas foram considerados. Entre 53 cidades ao redor do mundo avaliadas sob seis parâmetros, o Rio de Janeiro foi classificado entre os piores destinos para se visitar.

O levantamento, que gerou repercussão, destacou a cidade brasileira principalmente pelos desafios em acomodações e segurança. Por outro lado, Toronto, no Canadá, lidera a lista das melhores cidades, chamando atenção pela facilidade de comunicação.

Piores destinos turísticos do mundo

A Preply estabeleceu um índice para qualificar destinos turísticos e permitir uma comparação entre diversas cidades globais. Foram analisados itens como taxa de retorno de visitantes, acomodações amigáveis, respeito comunitário, aceitação da diversidade, felicidade e facilidade de comunicação.

Na lista das cidades menos amigáveis, o Rio de Janeiro ocupou a quinta posição do ranking. Problemas com segurança e acomodações prejudicaram a percepção dos turistas, gerando a má fama.

Veja os piores destinos turísticos, segundo os participantes da pesquisa:

  • 1ª – Acra, Gana
  • 2ª – Marrakech, Marrocos
  • 3ª – Kuala Lumpur,Malásia
  • 4ª – Mumbai, Índia
  • 5ª – Rio de Janeiro, Brasil

Melhores destinos

Em contraste, Toronto se destacou na pesquisa, em parte devido à facilidade de comunicação. Cidades onde o inglês é a língua nativa dominaram a lista de destinos mais amigáveis, facilitando a experiência dos turistas.

  • 1ª – Toronto, Canadá
  • 2ª – Sydney, Austrália
  • 3ª – Edimburgo, Reino Unido
  • 4ª – Manchester, Reino Unido
  • 5ª – Nova York, EUA

Repercussão e críticas

A pesquisa da Preply não passou despercebida nas redes sociais, e muitos usuários destacaram que os critérios poderiam favorecer países de língua inglesa e economias mais ricas.

Além disso, houve questionamentos sobre a abordagem, limitada à diversidade e focada principalmente na comunidade LGBTQIA+, mas que ignora a violência racial.

Apesar das críticas, a pesquisa oferece uma visão interessante sobre o que os turistas procuram em seus destinos. Enquanto Toronto se estabelece como um local acolhedor, o Rio de Janeiro enfrenta desafios que precisam ser superados para melhorar sua imagem internacional.

você pode gostar também