Abril terá espetáculos celestes com eclipse e chuva de meteoros
O mês de abril chegou chegando, pois traz vários espetáculos, incluindo um eclipse solar e uma chuva de meteoros. Saiba mais detalhes!
O mês de abril acabou de chegar e com ele vem um espetáculo protagonizado pelo Sol e a Lua, causando um eclipse solar.
Porém, esse não será o único fenômeno que poderemos ver no céu, pois uma chuva de meteoros está programada para acontecer ainda em abril.
Então, se você estiver interessado em olhar para o céu e ver com os próprios olhos esses acontecimentos, há uma bela oportunidade vindo aí.
E para nos manter atualizados sobre todas as datas em que tais fenômenos vão acontecer, a Giz Modo publicou detalhes sobre cada um desses eventos.
Tudo o que você precisa saber sobre esses espetáculos
Eclipse solar vai acontecer no dia 8 de abril, próxima segunda-feira – Imagem: Jongsun Lee/Unsplash/Reprodução
Eclipse solar: quando vai acontecer?
As informações divulgadas pela Giz Modo afirmam que o eclipse solar vai acontecer no próximo dia 8, isto é, na próxima segunda-feira.
Esse momento será marcado pela chegada da Lua Nova, mas mais do que isso, ela estará mais perto da Terra.
Graças a essa fase, a Lua estará do mesmo lado que o Sol, dificultando a visibilidade da Terra. Sabendo disso, é um ótimo momento para os entusiastas poderem ver melhor galáxias e aglomerados de estrelas.
Quanto ao eclipse, que acontecerá no mesmo dia, não será possível vê-lo do Brasil, a visão privilegiada desse fenômeno ficou disponível apenas para países da América do Norte. O jeito é dar uma olhada online.
Chuva de meteoros: mais detalhes
Tudo o que sabemos sobre a chuva de meteoros que acontecerá entre 22 a 23 de abril – Imagem: Fernando Rodrigues/Unsplash/Reprodução.
Enquanto isso, a chuva de meteoros está programada para acontecer durante a noite do dia 22 para o dia 23 de abril. Serão esperados mais de 20 meteoros por hora.
Os meteoros que veremos no céu são chamados de Líridas, essas rochas foram formadas pelo cometa ‘C/1861 G1 Thatcher’.
No entanto, assim como o eclipse solar não poderá ser assistido do Brasil, infelizmente, a chuva de meteoros também não.
A razão para isso acontecer é que, dentro desse período, a Lua estará muito próxima de sua fase cheia, impedindo diretamente a visualização do episódio por causa da luminosidade.