Dirty Martini já pode ser servido fora do planeta Terra; entenda

Astrônomos surpreenderam-se ao descobrir moléculas que sugerem a presença precoce de ingredientes para a vida em protoestrelas, e também em um Martini.

Em março de 2024, enquanto muitos estavam ocupados com suas vidas na Terra, lá no espaço sideral, astrônomos descobriam algo que faz até o mais pessimista cientista soltar um “uau!”.

Os pesquisadores, ao manusearem o telescópio espacial James Webb (JWST), acabaram esbarrando em moléculas que poderiam ser a receita secreta para um Dirty Martini, daqueles que até James Bond salivaria.

Dirty Martini espacial

James Webb encontra ingredientes perfeitos para preparar um Martini – Imagem: Olhar Digital/ Reprodução

Moléculas intrigantes foram identificadas ao redor de duas protoestrelas, IRAS 2A e IRAS 23385, pelo telescópio espacial James Webb.

Entre essas moléculas, destacam-se o etanol, conhecido por ser o álcool presente em bebidas como gim e vodca; o ácido acético, que dá o sabor característico ao vinagre; e o ácido fórmico, utilizado em algumas receitas de Dirty Martini.

Foto da descoberta do James Webb – Imagem: NASA/Reprodução

Protoestrelas são estruturas em estágio inicial de formação estelar, antes de se tornarem estrelas completamente desenvolvidas.

A detecção dessas substâncias é especialmente significativa, pois representa a primeira vez que tais moléculas foram observadas em torno desses corpos celestes.

Ingredientes para a vida

Isso sugere a presença precoce de componentes fundamentais para a vida no universo, ampliando nossa compreensão sobre os processos químicos que podem ter levado à formação de sistemas planetários habitáveis.

Os elementos essenciais para a vida podem ter se formado em estágios muito mais precoces do universo do que se pensava anteriormente, indicando a possibilidade de que a vida tenha surgido em múltiplos locais no cosmos.

Tal descoberta ainda impulsiona os esforços dos cientistas que buscam desvendar os mistérios sobre a origem da vida.

Sua presença no espaço sugere que os ingredientes para a vida podem ser mais comuns e distribuídos do que se pensava antes. Isso leva à possibilidade de a vida poder surgir em diversos lugares dentro do vasto universo.

Mas, calma, caro terráqueo, não é possível correr para o bar mais próximo e pedir um Martini cósmico ainda. Essa descoberta é só o começo.

Quem sabe quais outras surpresas o espaço guarda para gente? Talvez as próximas descobertas tragam até os aperitivos, que seriam, no caso, as azeitonas.

você pode gostar também