Teste matemático: descubra por que 8 + 11 não é 19 neste desafio
Descubra a resposta correta e desvende o mistério por trás desse desafio viral. Você vai se surpreender com a solução inesperada deste enigma matemático.
Hoje é dia de mais um desafio, mas esse pode ser um pouco mais difícil do que parece, afinal, falamos da tão temida matemática, com seus muitos números, cálculos e operações.
Mas fique tranquilo, não se trata apenas de matemática, acima de tudo, é uma questão de lógica e raciocínio.
Sem mais enrolação, vamos direto ao ponto: o enigma consiste em três somas — a primeira não desafia as leis da matemática, mas as outras duas são verdadeiros quebra-cabeças.
O teste consiste em descobrir, com base na lógica das outras somas, que número substitui corretamente o ponto de interrogação. Uma dica: não, não é 19.
A chave está em pensar de forma criativa. Desde o início, fica evidente que não é um exercício simples que uma criança poderia resolver seguindo as regras habituais da adição.
É uma questão de pensar de forma inovadora. Assim, é possível até encontrar duas soluções completamente diferentes. Prepare-se, pois ele começa agora!
Veja a imagem abaixo e descubra que número substitui o ponto de interrogação em vermelho (?).
Descubra a lógica por trás deste enigma matemático e teste seus conhecimentos! – Foto: Observador/Reprodução
Já encontrou as respostas corretas? Se sim, confira o resultado do desafio logo abaixo. Se não, tire todas as suas dúvidas sobre o jogo.
A internet encontrou duas respostas e ambas estão corretas segundo a lógica. Caso você tenha chegado a uma delas, parabéns, é um verdadeiro gênio do raciocínio rápido.
Se nenhuma das duas corresponde à sua resposta, mas você ainda vê lógica no seu raciocínio, talvez tenha descoberto uma terceira resposta.
No entanto, lembre-se de que o teste precisa ser lógico e fazer sentido com os números fornecidos.
Primeiro resultado: 40
Olhando para a primeira soma, vemos que está correta matematicamente: “1 + 4 = 5”. O problema surge na próxima, em que “2 + 5 = 12” está errado; a resposta correta deveria ser 7. O que acontece então?
12 é a resposta correta, quando somamos os números (antes do sinal de igual [=]) da segunda operação, com o resultado da primeira (algarismo depois do sinal de igual [=]), ou seja: “5 + 2 + 5 = 12”.
Isso se confirma quando olhamos para a próxima linha: “3 + 6 = 21” torna-se verdade, se adicionarmos 3 e 6 a 12, o resultado da linha anterior; assim fica: “12 + 3 + 6 = 21”.
Nessa lógica, para obtermos o resultado da última linha, precisamos somar 8 com 11 (os números antes da igualdade [=] da última operação) e 21 (resultado do cálculo anterior), ou seja, “8 + 11 + 21”, isso é igual a 40.
Segundo resultado: 92
Tal resposta é um pouco mais complexa. Alguns internautas assumiram que o segredo não estava nos números, mas sim nos sinais matemáticos.
Se o símbolo “+” (adição) neste caso específico representar um “×” (multiplicação), as coisas também podem fazer sentido.
Ao multiplicarmos 1 por 4, obtemos 4, mas se adicionarmos 1, chegamos ao resultado da primeira linha: 5.
Na segunda linha, quando multiplicamos os números, e adicionamos o 2, obtemos 12. E na terceira linha, se multiplicarmos os números e adicionarmos 3, obtemos 21.
Portanto, na quarta linha, devemos multiplicar 8 por 11, e depois somar 4, resultando em 92. E então, em qual dessas respostas você chegou?