Por que os Millennials podem se tornar a geração mais rica de todas?
Os Millennials estão prestes a se tornar a geração mais rica da história. Saiba o motivo disso!
Você sabia que os Millennials estão a caminho de se tornar a geração mais abastada da história?
De acordo com o recente The Wealth Report, divulgado pela consultora imobiliária Knight Frank, essa faixa etária, que compreende indivíduos nascidos entre 1981 e 1996, está na fila para receber uma herança monumental.
Crise climática e concentração de renda
A previsão é que pelo menos US$ 90 trilhões em propriedades e ações sejam transferidos para suas mãos, oriundos principalmente de familiares.
Tal cifra não apenas os coloca em uma posição privilegiada, mas também acende o debate sobre a crescente desigualdade, pois esses recursos provêm majoritariamente de famílias já estabelecidas financeiramente. Assim, cada vez mais a concentração de renda se torna um problema.
Sustentabilidade é uma preocupação para os Millennials, assim como a desigualdade social – Imagem: Jacob Lund/Canva Pro/Reprodução
Nos Estados Unidos, a expectativa é que, nos próximos 20 anos, a chamada geração silenciosa e os baby boomers repassem suas fortunas para os Millennials.
Liam Bailey, chefe global de pesquisa da Knight Frank, aponta para mudanças “sísmicas” na gestão desses ativos, sinalizando uma transformação no mercado para se adaptar às novas demandas.
Esse fenômeno reflete não apenas uma transferência de riqueza, mas também uma evolução nas prioridades de investimento.
Uma pesquisa da Bloomberg em 2023 revelou que 66% dos Millennials priorizam investimentos com propósito, em contraste com 49% da Geração X.
Além disso, questões ambientais, como as mudanças climáticas, surgem como preocupações centrais, especialmente entre a Geração Z, que se vê encarregada de reparar os danos causados por gerações anteriores.
A consciência ambiental se estende por toda a faixa etária, com uma considerável maioria de Millennials, tanto homens (80%) quanto mulheres (79%), buscando reduzir suas pegadas de carbono.
Tal atitude se compara aos 59% dos homens boomers e 67% das mulheres da mesma geração que também consideram minimizar seu impacto ambiental.
O relatório se alinha a uma pesquisa do Bank of America de 2023, que indica uma forte inclinação de três em cada quatro Millennials americanos por investimentos em produtos e empreendimentos sustentáveis, o que deve ser uma prioridade por conta da crise climática.