Coca-Cola com tampa amarela: o que isso significa?
Em uma época específica do ano, mudança da tradicional tampa vermelha para a amarela tem um motivo curioso (e a gente aposta que você vai se surpreender ao conhecê-lo!).
Uma das bebidas mais conhecidas no mundo, a Coca-Cola, passou por uma pequena transformação no início deste ano. Muitos podem não ter percebido, enquanto outros certamente devem ter se perguntado sobre o verdadeiro motivo por trás disso.
A tampa vermelha, uma velha conhecida do público, deu lugar a uma tampa amarela em diversos países em conformidade com o layout da marca. O que parecia algo quase imperceptível saltou aos olhos de muita gente.
O motivo por trás da mudança está relacionado com a celebração da Páscoa e com tradições judaicas. Nesse contexto, a tampa amarela é uma indicação de que a bebida foi adaptada e está dentro das regras alimentares do feriado celebrado pelos judeus.
Coca-Cola com tampa amarela: qual o motivo dessa mudança? – Foto: Reprodução
A mudança surgiu como uma forma de indicar aos consumidores a bebida adequada, pois a Coca-Cola teve de alterar a própria receita para se enquadrar nos requisitos alimentares da Páscoa.
Sim, isso mesmo! A versão tradicional da Coca, com tampa vermelha o ano todo, contém xarope de milho em sua receita. Para se adequar à comemoração do feriado judaico, a receita é alterada, substituindo-se o xarope por açúcar.
Essa é uma forma de manter a bebida dentro das diretrizes ‘kosher’, ou seja, definições de saúde e segurança alimentar que seguem os padrões dietéticos da lei judaica tradicional.
Mas as mudanças não param por aí…
As regras ‘kosher’ também incluem limites sobre o consumo de carne e laticínios, além de estipular a forma correta de preparo e processamento da bebida.
O feriado de Páscoa requer uma dieta especial, que vai muito além da questão nutricional. Para os judeus, trata-se também de uma tradição religiosa.
Apesar disso, nem todas as comunidades judaicas seguem as diretrizes ‘kosher’, mas muitas pessoas optam por segui-las, entendendo que se trata de uma porção fundamental dessa prática religiosa.
Afinal, o que ‘kosher’ significa?
O termo ‘kosher’ vem da palavra hebraica ‘kashér’, que significa ‘ser puro, adequado ou apto para consumo’. Sendo assim, já é possível entender a razão das regras de alimentação da referida religião.
Nesse caso, as leis nutricionais são conhecidas como ‘kashrut’ e estão presentes na Torá, textos sagrados judaicos.
As regras vão desde permissão ou proibição de alimentos específicos até práticas de produção e preparo deles.