Por onde anda Haley Joel Osment, o menino do filme 'O Sexto Sentido'?

Ator que atingiu o auge na pré-adolescência e foi indicado ao Oscar com apenas 11 anos viveu altos e baixos na carreira.

O ator Haley Joel Osment ficou conhecido mundialmente quando tinha apenas 11 anos de idade. Sua atuação em O Sexto Sentido’, ao lado do ator Bruce Willis, em 1999, rendeu-lhe fama e reconhecimento. Tanto é que, até hoje, ele é lembrado por seu papel neste filme.

Haley já havia feito algumas participações importantes, inclusive no clássico ‘Forrest Gump’, de 1994, mas nada se compara ao que ele fez como Cole Sear, o ‘menino que via mortos’.

Sua atuação rendeu-lhe prêmios importantes, e ele chegou a ser indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. Ele, inclusive, foi o segundo artista mais jovem a receber uma indicação a esses prêmios.

Depois de tanto sucesso, no entanto, o que aconteceu com Haley? Por onde ele anda e o que tem feito?

Muita gente, com certeza, ficou sem saber sobre o paradeiro do ator.

Contudo, é justamente isso que você vai descobrir nas linhas abaixo. Acompanhe!

O que aconteceu com Haley Joel Osment?

Ator-mirim em ‘O Sexto Sentido’ ao lado de Bruce Willis – Foto: Reprodução

O jovem ator nunca parou de atuar. Após o auge em ‘O Sexto Sentido’, ele voltou a desempenhar alguns papéis relevantes, mas nada chegou perto do reconhecimento obtido na pré-adolescência.

Em 2000, ele deu vida a Trevor McKinney no filme ‘A Corrente do Bem’. No ano seguinte, atuou em “AI Inteligência Artificial”, dirigido por Steven Spielberg. O papel lhe rendeu o Prêmio Saturno de Melhor Jovem Ator.

Depois disso, a história mudou um pouco. Haley fez outros filmes, mas viveu um período sem grandes feitos. Durante nove anos, o ator fez apenas um filme: ‘Desafiando Gigantes’, lançado em 2007.

Nesse período, a solução foi buscar outras frentes de atuação, como a dublagem.

O astro emprestou sua voz para seriados e personagens de jogos de videogame, como ‘Kingdom Hearts’: ‘Kingdom Hearts II’ (2005) e ‘Kingdom Hearts Re:coded’ (2010).

Ator quando criança (à esquerda) e atualmente (à direita) – Imagem: Reprodução

Do cinema para o teatro

Outra saída encontrada foi buscar papéis no teatro. Haley atuou na Broadway, na peça ‘American Buffalo’, quando ele tinha 20 anos de idade.

A produção, entretanto, não atraiu grande interesse do público e ficou em cartaz por apenas uma semana.

Essa foi uma das primeiras investidas dele no teatro, depois de ingressar na Universidade de Nova York, onde estudou teatro experimental e se graduou com louvor.

Em 2014, ele viveu um novo respiro na carreira, ao protagonizar o filme ‘Sex Ed’ e a comédia ‘Tusk’. Desde então, a maior parte de seus trabalhos foi como coadjuvante em filmes como:

  • ‘Me Him Her’ e ‘Entourage’ (2015);
  • ‘Yoga Hosers’ e ‘Quase Amigos’ (2016);
  • Sleepwalker (2017);
  • Clara’s Ghost (2018)
  • The Devil Has a Name (2019)
  • e ‘Bad Therapy’ (2020).

Últimos trabalhos

No cinema, o último trabalho do ator foi no filme ‘Somebody I Used to Know’, uma comédia romântica lançada em fevereiro de 2023. Haley interpretou o papel de Jeremy.

Na TV, ele esteve em várias séries, a exemplo de ‘The Boys’ (2019) e, mais recentemente, em ‘Golias’ (2021) e ‘The Mysterious Benedict Society’ (2022).

O ator segue, também, como dublador. Sua voz está presente em ‘Jurassic World: Camp Cretaceous’ (2021-2022); ‘Dogs in Space’ (2021-2022); ‘American Dad!’ (2013-2022); ‘Family Guy’ (2002-2022); e ‘Dragons: The Nine Realms’ (2022).

Apesar dos altos e baixos, o retrospecto demonstra como ele conseguiu se manter ativo e estável no mundo artístico.

Haley Joel Osment está com uma série de projetos pela frente e, ao que tudo indica, não pretende abandonar a carreira tão cedo.

você pode gostar também