Chocante! 2º pior asfalto do mundo é brasileiro, revela análise
De acordo com um levantamento recente, o Brasil está entre os países que têm os piores asfaltos do mundo.
Recentemente, uma análise de dados realizada pelo portal Cupom Válido confirmou uma percepção comum entre os motoristas brasileiros: ruas e estradas do país são repletas de buracos representam um desafio significativo aos condutores.
O estudo considerou diversos pontos, incluindo o nível de mortalidade no trânsito, congestionamentos e o alto custo de manutenção de veículos em relação à renda da população.
Apesar disso, o aspecto que mais chamou a atenção foi a falta de qualidade das vias.
Os dados utilizados foram coletados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, bem como do portal britânico Compare The Market.
Essa análise revelou que o Brasil enfrenta dificuldades substanciais em termos de qualidade das estradas, destacando os desafios enfrentados pelos motoristas brasileiros.
De acordo com o ranking, nosso país se encontra em segundo lugar entre os piores países para se dirigir, ficando atrás apenas da Rússia.
Brasil vira protagonista quando o assunto é asfalto ruim – Imagem: Reprodução
Brasil tem um dos piores asfaltos do mundo
Diego Ciufici, superintendente da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfaltos (Abeda), destaca que o país enfrenta um desgaste significativo na malha asfáltica, especialmente devido ao fato de que 75% da produção brasileira são escoados pelo modal rodoviário.
Ele ressalta que o alto volume de remendos e buracos nas vias nacionais está diretamente ligado à qualidade do material utilizado.
Apesar de não haver alteração na classificação quando se trata da qualidade do asfalto, com os russos liderando e os brasileiros em segundo lugar, a falta de manutenção contribui para a saturação da malha viária brasileira.
Diego Ciufici enfatiza que a qualidade do asfalto nas estradas brasileiras não é necessariamente ruim, mas que há uma insuficiência de investimentos para mantê-lo em boas condições.
Ele destaca que atualmente existem 61 mil quilômetros de estradas federais sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Ciufici explica que o asfalto desempenha um papel limitado no processo de pavimentação, representando apenas uma fração do volume total de materiais utilizados, sendo necessária uma base sólida para garantir a qualidade do asfalto.