10 MELHORES países para trabalhar remotamente – escolha o seu!

O trabalho remoto é uma realidade no mundo atual. Tal possibilidade permite que os funcionários vivam em um país e trabalhem em outro. A seguir, você fica sabendo quais são os melhores países para isso!

O trabalho remoto é uma modalidade que sempre rondou os sonhos dos trabalhadores, por oferecer maior liberdade, e acabou sendo fortemente difundida durante a pandemia de covid-19, em razão da necessidade de distanciamento.

Aos poucos, o retorno ao presencial tem se mostrado uma prerrogativa cada vez mais frequente, mas ainda existem milhões de pessoas que seguem em esquema remoto de trabalho ou que são entusiastas do formato a distância.

A coisa ficou tão séria que muitos trabalhadores chegam a manter relações de trabalho enquanto vivem em outros países ou usufruem da possibilidade de trabalhar para uma empresa de um determinado local enquanto moram em outro completamente diferente.

Melhores países para trabalhar remotamente

Morar em lugar e trabalhar para uma empresa de outro é algo cada vez mais frequente no mundo – Foto: Reprodução

Foi pensando nisso que o Índice Global de Trabalho Remoto (GRWI), a partir de dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Fórum Econômico Mundial, fez o ranking dos melhores países para quem almeja trabalhar no formato remoto.

A lista coincide com a relação dos países mais desenvolvidos do mundo, porque o índice foi feito a partir da mensuração de quatro aspectos principais: economia, segurança cibernética, segurança social e infraestrutura.

O levantamento avaliou 108 países, com base em dados do primeiro semestre de 2023. O que fica evidente, já de cara, é que os 10 países que ocupam as primeiras posições do ranking ficam na Europa.

Em relação a eles, vale destacar: esses países oferecem as melhores condições para se viver e trabalhar remotamente, mas também são os mais caros. Confira quais são eles abaixo:

  • Dinamarca;
  • Holanda;
  • Alemanha;
  • Espanha;
  • Suécia;
  • Portugal;
  • Estônia;
  • Lituânia;
  • Irlanda;
  • Eslováquia.

O Brasil aparece no ranking?

O levantamento completo, claro, traz a posição de outros locais. Os Estados Unidos, por exemplo, que possuem a maior economia do mundo, ficaram em 16º lugar, atrás do Canadá e da França, e uma posição à frente da Coreia do Sul.

O Brasil ficou apenas na 61ª posição, atrás da China (39º), do Marrocos (48º) e de outros países da América Latina, como Argentina (55º), Chile (50º) e Uruguai (43º).

Marrocos, que fica na África, foi um grande destaque do ranking. O país enfrenta atrasos na infraestrutura, mas possui um forte turismo e baixo custo de vida, o que o torna uma opção interessante para quem deseja se aventurar por aí.

você pode gostar também