Nova teoria revela conexão surpreendente entre ‘Os Jetsons’ e ‘Os Flintstones’
Uma teoria recente tem causado agitação entre os fãs de desenhos animados. Segundo a hipótese, as famílias dos ‘Jetsons’ e dos ‘Flintstones’ podem, na verdade, coexistir na mesma época.
Se você é brasileiro e nasceu entre os anos 90 e 2000, é impossível que nunca tenha ouvido falar de ‘Os Flintstones’ (1960) e ‘Os Jetsons’ (1962).
Por muitos anos, os dois programas de televisão conquistaram os corações dos brasileiros e ficaram entre os mais assistidos do país.
Agora, anos depois de suas estreias, uma teoria sugere que ambos os seriados podem estar relacionados de uma forma intrigante.
Os fãs desses desenhos levantaram suspeitas fortes de que as duas famílias podem não estar tão separadas no tempo quanto se pensava inicialmente.
Quando os programas eram transmitidos na TV, anos atrás, muitos acreditavam que a cidade de Bedrock era um cenário típico da Pré-História, enquanto a moderna Orbit City era um lugar do futuro.
Contudo, segundo uma comunidade de fãs do Reddit, nós estávamos enganados esse tempo todo, e, na verdade, os residentes dos dois lugares vivem na mesma era. Confira algumas evidências abaixo!
Será que ‘Os Jetsons’ e ‘Os Flintstones’ compartilham a mesma linha do tempo? – Foto: CBR/Reprodução
Hipótese da coexistência
No especial ‘Os Jetsons encontram os Flintstones’ de 1987, Elroy Jetson inventa uma máquina do tempo que leva a família “do futuro” para a era pré-histórica, assim eles encontram os Flintstones.
As semelhanças entre as famílias são notáveis e proporcionam momentos hilários no episódio. Nesse contexto, a teoria do Reddit supõe que os Jetsons e os Flintstones coexistem na mesma realidade, mas em partes distintas do planeta.
Supostamente, um evento apocalíptico ocorreu em algum momento da história, quase destruindo a Terra e forçando a humanidade a viver no espaço.
À medida que essa população se desenvolvia, outro evento permitiu que a vida continuasse na superfície do planeta, tanto para os humanos quanto para as outras criaturas.
Essa ideia ganha ainda mais espaço quando analisamos algumas curiosidades entre os episódios dos programas.
Por exemplo, quando os Flintstones lançam algo para o ar e nunca vemos o objeto voltar, isso sugere que pode haver um escudo separando as duas sociedades para que as de baixo nunca descubram a verdade.
Dualidade expressa pelos ‘Jetsons’ e ‘Flintstones’
A teoria fica ainda mais interessante ao apontar que quem não segue as regras sociais em ‘Os Jetsons’ é mandado para viver na sociedade pré-histórica como punição.
Enquanto os Jetsons simbolizam conhecimento, avanço e conforto, os Flintstones representam ignorância, simplicidade e esforço. Ambos coexistem como partes de um todo.
Para garantir a separação entre as duas civilizações, é razoável pensar que as autoridades do mundo de ‘Os Jetsons’ permitiram que os cidadãos acreditassem que viviam em um período futurista.
Questão controversa entre os fãs
Contudo, uma possível inconsistência na teoria surge com ‘Jetsons: The Movie’ (1990). O filme se passa no futuro e explica que todos vivem no céu devido à poluição atmosférica excessiva na superfície da Terra.
Embora esse argumento possa prejudicar a teoria proposta, ele também serve como mais um exemplo de como as autoridades do planeta contam mentiras para manter a sociedade no escuro sobre o que realmente acontece lá embaixo.
Os criadores dos programas nunca confirmaram tais suspeitas, mas isso não impede que a teoria seja uma divertida especulação entre os fãs dessas séries tão amadas da TV desde os anos 60.