CENSURA: episódio de 'Friends' foi proibido nos Estados Unidos; entenda

A famosa série gerou incômodo em algumas pessoas, e o motivo disso é surreal.

Não é novidade que a série ‘Friends‘ é famosa por seu enredo divertido e cativante. Porém, algumas partes do show têm sido questionadas por serem consideradas inadequadas hoje em dia.

Um episódio da trama, inclusive, chegou a ser censurado nos Estados Unidos por incomodar uma parcela mais conservadora da população.

Episódio impedido de ir ao ar

O décimo primeiro episódio da segunda temporada de ‘Friends’ é o de roteiro polêmico. Se você conhece bem as peripécias de Rachel, Monica, Phoebe, Joey, Chandler e Ross, os adoráveis protagonistas da série da NBC, essa trama não deve ser novidade para você.

O episódio é chamado “The One with the Lesbian Wedding”, exibido pela primeira vez em 18 de janeiro de 1996 nos EUA.

Apesar de Phoebe achar que estava possuída pelo espírito de um cliente falecido, a história principal era sobre Ross.

Nesse episódio, o personagem de David Schwimmer, Ross, fica chocado ao descobrir que sua ex-namorada, Carol (interpretada por Jane Sibbett), vai se casar com outra mulher, Susan (interpretada por Jessica Hecht).

Depois de alguns atritos, Ross se reconcilia e aceita a situação para que elas se casem.

O episódio, reconhecido pela perspectiva progressista, gerou controvérsias devido à sua representação de um casamento lésbico, o que levou à censura em regiões conservadoras dos EUA.

Durante uma participação no talk show britânico Lorraine em 2017, Jane Sibbett e Jessica Hecht, as atrizes por trás de Carol e Susan, revisitaram essa experiência.

“Foi o primeiro casamento lésbico a ser exibido na TV, e eles o censuraram em alguns lugares. Mas tudo deu certo no final, com a ajuda da imprensa que denunciou a censura. E ganhamos prêmios por esse enredo!”, relembra a atriz.

Apesar de já ter acabado, a série ainda é um sucesso – Foto: Warner Bros./Reprodução

Para além de ‘Friends’

Aparentemente este não é um caso isolado. Vários episódios de séries têm sido censurados nos EUA, devido a questões conservadoras. Um exemplo notável é o ‘The Puppy Episode’ de ‘Ellen’.

Nele, Ellen DeGeneres revela sua homossexualidade, um marco na TV, mas foi cercado por controvérsias e enfrentou resistência conservadora.

Outro caso é o episódio ‘Partial Terms of Endearment’, de ‘Family Guy’, que envolvia o debate sobre o aborto. Por causa da sensibilidade ao tema, a animação não foi ao ar nos EUA, embora tenha sido exibida internacionalmente.

‘South Park’ também não escapou. O episódio ‘201’ foi censurado graças à sátira com figuras religiosas e políticas, resultando na remoção de referências a Maomé.

Além disso, em ‘Buffy the Vampire Slayer’, o episódio ‘Earshot’ foi adiado pelo enredo que continha um tiroteio em uma escola. Com o massacre de Columbine recente na época, a sensibilidade ao assunto era enorme.

você pode gostar também