Quantas pessoas a Terra suporta?
Com o crescente aumento populacional, será mesmo que estamos seguros? Confira por que o planeta pode aguentar mais ou menos pessoas.
A população do nosso planeta está em franco crescimento e, consequentemente, o consumo de recursos naturais também tem aumentado.
Isso preocupa diversos governos e cientistas, uma vez que a Terra pode não ser capaz de suprir todas as necessidades dos novos habitantes no futuro.
Mas, afinal, será mesmo que existe um limite para o nosso mundo? Para responder a essa dúvida, especialistas começaram a fazer cálculos para estabelecer um ponto em que o básico para a sobrevivência da nossa espécie começará a faltar.
Qual será o limite que a Terra vai aguentar?
Imagem: Internet/Reprodução
Em primeiro lugar, o fator central que permeia tal questão é o padrão de consumo exagerado da nossa sociedade moderna.
Segundo Luiz Fernando Mazzini, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), esse percentual é o nível de desenvolvimento econômico de um país.
Logo, quanto mais alto este índice for, mais recursos tal nação precisará para sobreviver, e isso afetará intensamente o quadro geral das coisas.
Para ilustrar essa situação, o acadêmico usa os EUA como exemplo, que atualmente é a nação mais poderosa do mundo todo.
“Com o padrão norte-americano, o número máximo de pessoas que a Terra seria capaz de suportar seria de 1,3 bilhão; e com o padrão haitiano seria de 23,8 bilhões”, explicou o docente.
Porém, Luiz Fernando alega que, apesar do modelo haitiano suportar mais gente na Terra, se comparado ao norte-americano, ele não é nem de perto o ideal, já que as pessoas do Haiti sofrem com a falta de diversos recursos básicos de vida.
Conforme o Banco Mundial, quase 60% dos 10,5 milhões de habitantes haitianos encontram-se vivendo abaixo da linha da pobreza, recebendo apenas em torno de US$ 2,44 diariamente. Enquanto isso, outros 24% são classificados na extrema pobreza e ganham US$ 1,24 por dia.
“Podemos manter o pensamento de que, o padrão haitiano, ainda atual, do ponto de vista humanitário, não é desejável para ninguém. Já o padrão norte-americano é inviável”, confirma.
Portanto, é difícil calcular um número exato de pessoas que a Terra é capaz de suportar, já que vai depender do padrão de consumo e estilo de vida dos habitantes.