Ar poluído no Brasil: 3 cidades que preocupam os especialistas
Conheça as cidades mais afetadas pela poluição do ar em solo brasileiro, capazes até mesmo de criar um ambiente tóxico para os moradores.
O ar é vital para nossa existência, mas sua qualidade pode impactar diretamente nossa saúde e bem-estar. Em locais com péssima qualidade do ar, a presença de poluentes pode causar sérios danos, afetando o sistema respiratório das pessoas.
Partículas finas e gases tóxicos provenientes da poluição atmosférica podem desencadear problemas respiratórios crônicos, como asma e bronquite, além de contribuírem para o aumento de outros tipos de doenças. A exposição prolongada pode até mesmo reduzir a expectativa de vida.
Portanto, a preservação da qualidade do ar é crucial para garantir um ambiente saudável e sustentável.
Entretanto, nem todas as pessoas possuem o privilégio de morar em lugares repletos de árvores e outros requisitos para um ar de qualidade.
Esse é o caso de algumas cidades brasileiras que, de acordo com as pesquisas, possuem a pior qualidade de ar possível em solo brasileiro.
Essas cidades possuem uma péssima qualidade de ar
Mulher usando máscara devido à intensa poluição do ar – Imagem: Freepik/Reprodução
Rio Branco (Acre)
Rio Branco, capital do Acre, enfrenta uma situação alarmante e é considerada como uma das cidades com a pior qualidade de ar no país.
O motivo para estar nessa lista se deve a inúmeras queimadas, combinadas com um longo período de ausência de chuvas.
Tudo isso tem deixado a cidade sob um manto de secura e peso no ar. Essa condição adversa resultou em níveis de poluentes atmosféricos cerca de cinco vezes maiores do que o limite recomendado.
A fumaça densa, proveniente das queimadas, agrava ainda mais a qualidade do ar, impactando negativamente a saúde da população.
Porto Velho (Rondônia)
Outra cidade que tem enfrentado desafios significativos nos últimos tempos é Porto Velho, em Rondônia.
Assim como Rio Branco, a cidade enfrenta inúmeras queimadas e desmatamento. Contudo, sua situação se agrava devido à poluição hídrica, resultante de descartes irregulares de lixo, que acabam contaminando os rios e os tornando inabitáveis.
A combinação de fumaça densa proveniente das queimadas, do desmatamento e da poluição da água cria um ambiente desafiador para a saúde pública.
Senador Guiomard (Acre)
Além de Rio Branco, a cidade de Senador Guiomard, localizada no Acre, também tem enfrentado sérios problemas com a poluição do ar.
O principal motivo para se tornar uma das cidades com a pior qualidade do ar é devido às queimadas que ocorrem em sua região. Ademais, o desmatamento também tem sido um grande problema enfrentado nessa área.