2024 terá pouquíssimos feriados prolongados; veja quais
Se você é daqueles que gostam de aproveitar um bom feriado, 2024 talvez tenha notícias tristes para você. Confira quais serão os escassos feriados prolongados do próximo ano.
Não dá para negar que, quando se trata de feriados, as pessoas já correm para dar uma olhadinha no calendário do ano seguinte. O ano de 2024 ainda não chegou, mas existe uma curiosidade que vai deixar muita gente triste.
O próximo ano reserva poucos feriados prolongados, totalizando nove feriados nacionais, dos quais apenas três coincidem com o fim de semana, ou seja, caem em uma segunda ou sexta-feira.
Se você pensou que aproveitaria vários feriados no próximo ano, talvez as coisas não sejam bem assim.
Imagem: pch.vector/Reprodução
Quais serão os feriados prolongados de 2024?
Para adiantar, estão previstos apenas três feriados prolongados para o ano que vem. São eles:
- Confraternização Universal, ou Ano-novo, em 1º de janeiro (segunda-feira);
- Paixão de Cristo em 29 de março (sexta-feira);
- Proclamação da República em 15 de novembro (sexta-feira).
Como 2024 é um ano bissexto, com 366 dias, a população terá quase metade dos feriados prolongados em comparação com 2023, que teve sete, sendo quatro deles em fins de semana.
Se considerarmos os pontos facultativos nacionais, o número sobe para seis, sendo que apenas dois terão quatro dias: Carnaval em 13 de fevereiro (terça-feira) e Corpus Christi em 30 de maio (quinta-feira).
Até o momento, o governo federal ainda não divulgou o calendário oficial com as datas dos feriados nacionais e pontos facultativos para o ano de 2024.
Além disso, municípios e estados têm autonomia, conforme a lei, para determinar quais pontos facultativos nacionais, como o Carnaval ou Corpus Christi, serão considerados feriados locais.
É importante lembrar que esses dois pontos facultativos já são considerados para todos os servidores públicos federais. Portanto, aqueles com direito a descanso nesses períodos terão dois feriados prolongados adicionais em 2024.
Vale ressaltar que o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro e que cairá em uma quarta-feira no próximo ano, não está na lista.
Isso ocorre porque, dependendo do local em que você reside, ele não é considerado nem feriado nem ponto facultativo.