Episódios perdidos de 'Doctor Who' são encontrados e geram POLÊMICA; entenda
BBC busca recuperar filmagens encontradas por entusiastas antes do 60º aniversário da série; anúncio de especiais com David Tennant agita os fãs.
Enquanto a icônica série britânica ‘Doctor Who‘ se aproxima do seu aniversário de 60 anos, a BBC, emissora original da produção, está em uma corrida contra o tempo para recuperar dois episódios perdidos.
Os registros foram encontrados no Reino Unido por dois investigadores amadores, conforme reportado pelo jornal The Guardian. No entanto, os responsáveis pela descoberta não demonstraram intenção de devolvê-los.
Um impasse incomum
Colecionadores de filmes entrevistados pela publicação sugerem que os detentores dos episódios podem enfrentar processos legais por parte da BBC, caso não entreguem o material.
Os episódios em questão contam com William Hartnell, o primeiro Doutor da série, atuando como protagonista durante o período de 1963 a 1966.
A descoberta dessas filmagens perdidas reacendeu preocupações sobre a preservação do conteúdo original das produções televisivas.
John Franklin, historiador de cinema, expressou preocupação, afirmando que alguns de seus colegas estão apreensivos com a possível perda e degradação do valioso conteúdo.
A BBC, ao longo das décadas, perdeu muitas filmagens de suas séries de televisão devido a uma política de descarte de materiais antigos, o que resultou no desaparecimento de diversos episódios, inclusive da série “Doctor Who”.
Esta semana, a empresa britânica declarou sua disposição de negociar com os atuais detentores de qualquer material de séries produzidas durante o período afetado.
Especial dos 60 de ‘Doctor Who’
Enquanto isso, a expectativa dos fãs da série foi alimentada pelo anúncio da produção de três episódios especiais para celebrar os 60 anos de “Doctor Who”.
Em parceria com o Disney+, os episódios “Doctor Who: A Fera Estelar”, “Doctor Who: Além do Azul Selvagem” e “Doctor Who: Risadas” estão programados para comemorar a longevidade e o legado da série.
Os especiais, que serão produzidos em parceria com a Disney+, contarão com o retorno de David Tennant, um dos doutores mais queridos pelo público.
A série é conhecida por sua capacidade de se reinventar, na qual o protagonista, um alienígena conhecido como “O Doutor”, renasce em um novo corpo interpretado por outro ator, mantendo suas memórias e personalidade, mas exibindo características próprias.
Em sua extensa trajetória, “Doctor Who” apresentou 15 doutores ao público, trazendo uma diversidade de intérpretes que marcaram época na televisão.
Agora, está pronta para continuar com Ncuti Gatwa, o primeiro doutor negro da série, já anunciado para a próxima temporada.