Uber: motoristas explicam por que não aceitam viagens com 4 passageiros
Usuários relatam dificuldade em localizar motoristas dispostos a transportar grupos completos; por sua vez, condutores explicam os motivos que influenciam as crescentes recusas.
Nas últimas semanas, usuários da Uber têm relatado dificuldades ao tentar encontrar motoristas dispostos a transportar até quatro passageiros em seus veículos.
Esse problema não se restringe apenas a questões municipais e já é observado em diversos estados brasileiros.
O serviço oferecido pela plataforma compreendia o transporte de quatro pessoas em veículos de passeio.
Contudo, em decorrência das restrições sanitárias durante a pandemia de covid-19, a Uber passou a limitar o número de passageiros para três a fim de manter o banco da frente desocupado.
Além do mais, o benefício do uso do ar-condicionado foi substituído pelo uso de janelas abertas, visando favorecer a circulação do ar e reduzir as possibilidades de contaminação pelo vírus.
Mesmo com o retorno das atividades e o fim das restrições, ainda é comum deparar-se com motoristas que, ao serem solicitados e chegarem para realizar uma corrida, cancelam o serviço ao perceberem que há quatro passageiros.
Imagem: Reprodução/FreePik
Internautas começaram a reclamar das restrições impostas aos motoristas no Twitter (atual X). Um usuário disse:
“Antes da pandemia não tinha essa chatice de Uber não querer levar 4 passageiros, durante a pandemia OK, agora até cancelam viagem ou levam 4, mas com uma cara ruim e numa ignorância.”
É importante ressaltar que, no aplicativo, uma corrida já é indicada como disponível para até quatro pessoas.
Miguel Veloso, líder comunitário dos motoristas de aplicativo na região Sudoeste de Goiânia, explicou para o Portal 6 a razão por trás dessa decisão.
“A 99 e a Uber não saíram do protocolo da Covid, então a própria empresa orienta a levar apenas 3 passageiros”, afirmou.
Miguel destaca que a pandemia teve um impacto significativo na categoria, deixando reflexos evidentes até hoje. Isso ocorre porque a profissão envolve o trabalho em um ambiente pequeno e fechado, como o carro.
Assim, os profissionais que aceitam viagens com quatro passageiros fazem isso por decisão própria, uma vez que a escolha fica a critério do motorista, incluindo também a decisão sobre o uso do ar-condicionado.
“Mas muitos outros, por precaução ou medo de questão de saúde, optam por carregar apenas três, porque a próprio aplicativo permite”, destacou.
Miguel afirmou que, até o momento, a Uber não emitiu nenhum comunicado sobre a situação ou se o sistema voltará ao normal.