Somente algumas princesas da Disney usam luvas: por que isso?
Curiosa teoria revela o real motivo por trás desse acessório.
Se você é fã da Disney, provavelmente já assistiu ao menos uma vez na vida um dos filmes de suas várias princesas: Branca de Neve, Cinderela, Pocahontas, Elsa e Anna, de “Frozen”… Enfim, princesa é o que não falta.
Mas talvez um detalhe tenha passado despercebido por você, a menos que seja um observador nato e tenha reparado uma pequena diferença nas vestes de uma princesa para outra.
Já sabe sobre o que estamos falando? A resposta é: as luvas das princesas. Já notou que algumas personagens usam luvas enquanto outras não?
Tendo reparado ou não, saiba que existe uma explicação bastante plausível para esse fato.
Uma teoria categoriza cada uma das personagens e nos faz entender suas diferenças em relação às outras.
Por que nem todas as princesas da Disney usam luvas?
Imagem: Reprodução/Disney
Com um total de 13 princesas oficiais desde 1937 até 2023, é interessante observar que apenas três delas usam luvas em suas artes oficiais e nos filmes. São elas: Bela de “A Bela e a Fera”, Tiana de “A Princesa e o Sapo” e Cinderela.
A teoria mais aceita para o uso de luvas por essas princesas sugere que elas são personagens originárias da plebe, ou seja, eram plebeias e, eventualmente, casaram-se com monarcas.
Essa teoria faz todo sentido, considerando que princesas como Jasmine, Rapunzel, Aurora, Elsa e Anna, que são monarcas por nascimento e pertencem a famílias reais desde o início, não fazem uso de luvas.
Apesar de Elsa utilizar luvas em parte do filme, sua arte oficial não as inclui. Como resultado, a ausência de luvas em suas vestimentas pode ser uma escolha simbólica para distinguir sua posição nobre e destacar a diferença em relação às princesas que têm origens plebeias e posteriormente se casam com monarcas, como Bela, Tiana e Cinderela.
Certamente, a questão cultural desempenha um papel significativo na representação das princesas da Disney. Personagens como Jasmine, Raya e Moana, inspiradas nas culturas árabe/indiana, sul-asiática e polinésia, respeitam os trajes tradicionais dessas regiões, não utilizando luvas ou cobrindo suas mãos.
Essa atenção e cuidado aos detalhes culturais contribuem para uma representação autêntica e respeitosa das diferentes etnias e tradições.
Quanto a Mulan, suas roupas frequentemente incluem mangas compridas que cobrem as mãos. Isso pode refletir aspectos culturais e práticos, como a ênfase na funcionalidade de suas vestimentas para atividades como a guerra.
Embora Mulan seja considerada uma princesa pela franquia Disney, sua história é diferente das demais princesas, pois não envolve um nascimento nobre ou um casamento com um monarca.
Isso destaca a diversidade de trajetórias entre as personagens femininas da Disney, incluindo aquelas que se destacam como guerreiras e cavaleiras.
A origem exata dessa tendência de associar luvas a certas princesas da Disney é desconhecida, mas, de fato, parece ter perdurado ao longo de vários anos, mesmo considerando o significativo intervalo de tempo entre filmes como “A Bela Adormecida”, “A Bela e a Fera” e “A Princesa e o Sapo”.
É importante destacar que outras princesas, como Merida, optam por mangas compridas em suas vestimentas, mas não incluem luvas.
Essa escolha parece estar mais relacionada à estética, considerando que Merida é de origem escocesa e não faz uso de luvas em seus trajes.