9 estados brasileiros já oferecem vantagens no IPVA de carros elétricos
Para incentivar a ampliação do uso de carros elétricos no país, governos estaduais adotam isenção e redução fiscal como estratégias.
Os carros elétricos caminham para se tornar uma realidade no Brasil. Além do Distrito Federal, nove estados já oferecem incentivos fiscais para a aquisição desse modelo de veículo, seja com isenção total ou redução do IPVA.
Além desses, outros três estados já estão caminhando para fazer o mesmo. As regras de aplicação do benefício variam conforme o local, mas o objetivo é único: incentivar o uso de carros elétricos no Brasil, uma medida que está alinhada com as práticas de sustentabilidade ambiental.
Os estados que já oferecem o incentivo de isenção ou redução do IPVA são: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Os estados que estão na fila se preparando para fazer o mesmo são: Bahia, São Paulo e Pará. Nestes, a previsão é de que o incentivo seja oficializado em breve.
Enquanto isso, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Piauí e Rondônia informaram que não oferecem nenhum tipo de benefício.
Ficou curioso para entender melhor como funciona essa isenção do IPVA? Vamos explicar nas linhas abaixo como ela é aplicada em cada um dos estados que a oferecem. Acompanhe!
Isenção ou redução do IPVA para carros elétricos
Imagem: Reprodução
Alagoas
A alíquota do IPVA em Alagoas costuma ser de 3% sobre o valor de mercado do veículo.
No entanto, desde 2017, o estado começou a aplicar a alíquota de 2% para veículos elétricos e 1,5% para veículos que usam gás natural ou que são híbridos, com mais de um motor de propulsão. Novos ajustes devem ser adotados para 2024.
Ceará
A aplicação do imposto no Ceará funciona de maneira progressiva para carros 100% elétricos. Em 2021, a tributação inicial era de 0,5%, com um acréscimo da mesma porcentagem a cada ano.
Com isso, hoje, a alíquota do IPVA é de 1,5% e seguirá progredindo, conforme o previsto, até atingir o valor máximo baseado na potência ou cilindrada do carro.
Distrito Federal
No Distrito Federal, o governo local oferece 100% de isenção do IPVA para veículos elétricos. No entanto, a lei do benefício precisa ser revalidada a cada quatro anos. A vigência atual termina no dia 31 de dezembro deste ano.
Maranhão
Assim como no Distrito Federal, o Maranhão também oferece a isenção do imposto, porém não contempla carros considerados híbridos.
Além disso, para ter direito à isenção, o veículo precisa ser adquirido em concessionárias estabelecidas no estado ou através do Convênio ICMS 51/00.
Mato Grosso do Sul
No Mato Grosso do Sul, todos os veículos movidos a combustíveis renováveis são beneficiados pela redução do imposto ou isenção. No caso dos elétricos, a diminuição da base de cálculo do IPVA é de 70%.
Minas Gerais
Em Minas Gerais, o governo concede isenção do IPVA para veículos elétricos novos e híbridos, com a condição de que o carro adquirido tenha sido fabricado no estado.
Paraná
Até o final deste ano, a regra aplicada no Paraná prevê a isenção total do IPVA para carros 100% elétricos.
A medida entrou em vigor em 2019, prevendo uma alíquota de 3,5%. Para continuar vigente no próximo ano, ela precisará ser prorrogada novamente.
Pernambuco
Pernambuco atualizou a lei do IPVA em setembro deste ano. A partir de 2024, carros 100% elétricos serão isentos e não precisarão pagar o imposto.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o entendimento é um pouco mais antigo. Desde 2016, o governo local oferece redução do IPVA para veículos elétricos. Atualmente, a alíquota é de 0,5% para carros elétricos e 1,5% para híbridos.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, a resolução existe desde a década de 1990. Carros 100% elétricos são isentos do IPVA desde 1996. Vale mencionar, no entanto, que automóveis híbridos não se enquadram nessa regra e não possuem redução de alíquota.