Estudo revela qual filme tem a cena mais assustadora; confira
Estudos baseados na frequência cardíaca revelam as cenas mais aterrorizantes do cinema. Confira os resultados!
Ainda em clima de Halloween se aproxima, a atmosfera eletrizante de suspense permeia o ar. Para os amantes de filmes de terror, essa é a época perfeita para desvendar os mistérios escondidos nas cenas mais aterrorizantes do cinema.
Nesse contexto, diversas pesquisas já foram conduzidas para desvendar o mistério sobre qual é o filme ou a cena mais assustadores do cinema. Para isso, um estudo específico se baseou na frequência cardíaca dos espetadores para medir tensão e medo.
Os resultados, no entanto, mostram uma variação nas conclusões, revelando diferentes cenas que conseguiram acelerar os corações dos espectadores ao extremo.
Qual filme tem a cena mais assustadora, afinal?
Um dos estudos envolveu a análise detalhada da reação de 250 indivíduos enquanto assistiam a diversos filmes de terror. O que se descobriu é que a variação da frequência cardíaca é um indicador palpável de medo e pavor.
[Atenção: spoilers abaixo!]
O referido estudo indicou que o filme “Sobrenatural” (“Insidious”, em inglês), lançado em 2010, tem uma cena que fez a frequência cardíaca dos espectadores disparar para 133 batimentos por minuto.
Quando comparados com a média de repouso de 64 batimentos por minuto, esses resultados se tornam os campeões do medo, tornando-se o filme “Sobrenatural” o detentor da cena mais aterrorizante de um filme de horror, segundo a análise.
Se tiver coragem, veja abaixo uma cena do longa:
Por outro lado, uma pesquisa diferente apontou para uma cena do filme “Sinister” (“A Entidade”, em português), na qual os corações dos participantes do estudo aceleraram para uma média de 131 batimentos por minuto, com uma cena de “The Conjuring” (Invocação do Mal em português) também sendo destacada pela reação provocada no público.
A lista dos filmes mais perturbadores também inclui “Host” (2020), no qual uma sessão espiritual via Zoom se transforma em um pesadelo, e “Skinamarink – Canção de Ninar” (2022), narrando o terror de dois irmãos presos em uma casa sem saída.
“Sobrenatural” reaparece com seu enredo de terror sobrenatural, seguido por “Invocação do Mal” (2013), que explora a luta de uma família contra atividades paranormais.
“Hereditário” (2018), “Sorria” (2022), “O Exorcismo de Emily Rose” (2005), “Hell House LLC” (2015) e “Fale Comigo” (2022) completam essa lista horripilante, oferecendo uma variedade de enredos que desafiam a coragem dos espectadores.