Teve até 'Wandinha': vestibular da Unicamp traz temas atuais à prova
Professores destacam a abordagem crítica da prova da Unicamp, que envolveu questões contemporâneas e referências à cultura pop para desafiar candidatos de todo o país.
A primeira fase do vestibular Unicamp 2024, realizada no último domingo (29), foi um exame que foi além de um simples teste de conhecimentos.
Com uma abordagem moderna e repleta de referências populares, como a série “Wandinha“, da Netflix, a novela “Pantanal” e o penteado nevou, a prova atraiu mais de 60 mil candidatas de todo o Brasil com questões que estimularam o senso crítico e a reflexão.
Prova exigiu conhecimento de temas atuais
Imagem: Netflix/Reprodução
Os professores que analisaram a prova da Unicamp destacaram a capacidade de situar as questões no contexto da realidade atual.
Caê Lavor, diretor de ensino secundário e avaliação do SAS, observou que o teste abordou temas-chave, como racismo, meritocracia e desigualdades sociais, de uma forma que desafiou os candidatos a considerar questões sociais prementes.
Ele enfatizou que, especialmente para aqueles que tendem a negar a existência de racismo estrutural ou censura, as evidências apresentam desafios significativos.
As relações entre diferentes tipos de textos
Imagem: Favo do Mellone/Reprodução
Além do contexto atual, a prova da Unicamp também enfatizou a importância de estabelecer relações entre diferentes tipos de textos e assuntos.
Sérgio Paganim, diretor do Curso Anglo, destacou esse aspecto da prova como crucial. Por exemplo, uma questão linguística incluía uma reportagem de jornal sobre uma mulher que foi linchada por causa de notícias falsas.
Nela, era pedido aos candidatos que relacionassem o incidente com uma passagem do livro “Olhos d’Água”, da escritora Conceição Evaristo.
Essa abordagem desafiadora testou a capacidade dos candidatos de conectar eventos atuais com a literatura e outras formas de expressão artística. Além disso, promoveu uma compreensão mais profunda das complexas questões sociais que permeiam a sociedade brasileira.
Conhecimentos transcendem a prova
A primeira fase do vestibular da Unicamp não foi apenas uma prova de conhecimentos, mas uma oportunidade para os candidatos demonstrarem sua capacidade de pensar criticamente e apresentar informações de forma abrangente.
Em suma, o teste incluiu questões que vão além do conteúdo dos livros didáticos, desafiando os candidatos a aplicar seus conhecimentos em situações relevantes no mundo real.