Dinossauro do Google: empresa explica a origem do jogo
A gente sabe que em um dia de tédio, quando a internet caiu, você se divertiu bastante com esse game.
Na maioria das vezes, ele aparece em um momento inoportuno. A princípio, você pode até achar ruim, mas temos certeza de que já se divertiu bastante com ele. Estamos falando do famoso dinossauro do Google, aquele joguinho que surge no navegador quando o sinal da internet cai.
Apesar de ser bastante popular, será que você já parou para pensar sobre a origem desse jogo? Nós descobrimos qual é e contamos tudo para você!
Como surgiu o joguinho do dinossauro?
O joguinho do Tiranossauro Rex surge em um formato simples e aparece quando a conexão do computador falha. Ele está presente no Google Chrome desde 2014. No entanto, até o momento a empresa nunca explicou o motivo desse recurso. E, bem, a resposta é um tanto quanto curiosa.
Imagem: Reprodução
O Google divulgou uma entrevista com os desenvolvedores responsáveis por criar esse verdadeiro momento de procrastinação que já salvou muitos de nós do tédio. A ideia principal, inclusive, é irônica: o jogo tem a intenção de nos levar de volta à era pré-histórica, pois ele aparece quando surge uma falha no Wi-Fi.
Além disso, o estilo visual do jogo faz alusão à pixel-art das ilustrações de erro do próprio Google. Um layout mais oportuno seria impossível.
A raiz dessa história remonta a um projeto interno denominado Bolan, cujo nome foi inspirado no último vocalista de uma icônica banda de glam rock dos anos 70, conhecida como T-Rex.
Já a mecânica de deslocamento contínuo para a direita, com um salto inicial foi diretamente influenciada pelo personagem Sonic, que fez sucesso entre os proprietários do console Mega Drive nos anos 90.
Brasil é o país que mais consome o game
Além de compartilhar a narrativa, foram apresentados também alguns dados estatísticos relacionados ao jogo. Edward Jung, um engenheiro especializado em experiência do usuário (UX) no Chrome, mencionou que esse easter egg é acionado aproximadamente 270 milhões de vezes por mês, considerando os jogadores que interagem com ele tanto em computadores quanto em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Na análise desse conjunto de dados, destaca-se a predominância de usuários provenientes de países onde o acesso à internet não é tão acessível ou amplamente disponível, como Brasil, México e Indonésia.
Para aqueles que possuem acesso à internet, mas ainda não estão familiarizados com a referência, basta inserir chrome://dino na barra de endereços do navegador Chrome. Ao fazer isso, quando a página do pequeno dinossauro carregar, basta pressionar a tecla de seta para cima no teclado e começar a jogar.