Veja quais foram as maiores surpresas e esnobes do Oscar 2022
Depois de tantas previsões, finalmente, sabemos quais filmes foram indicados e quais ficaram de fora
Finalmente as indicações para o Oscar 2022 foram anunciadas! Foram meses fazendo previsões e acompanhando outras premiações como BAFTA, Globo de Ouro e SAG Awards, só para ter alguma ideia de qual seria a recepção da maior e mais importante premiação de cinema do ano.
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Mesmo acompanhando tudo de perto, ainda conseguimos nos surpreender, com alguns títulos ganhando indicações inesperadas e outros, surpreendentemente, ficando sem nenhuma.
Como esperado, o destaque do ano da Netflix “Ataque dos Cães” lidera em preferência da crítica ao levar 12 nomeações pra casa; seguido de “Duna” com 10; e “Belfast” e “Amor, Sublime Amor”, ambos com 7. Mas, esses destaques, depois de serem copiosamente aplaudidos em premiações anteriores, já eram de se esperar.
Veremos abaixo quais foram as maiores surpresas das indicações ao Oscar de 2022.
SURPRESA: ‘O Beco do Pesadelo’ e ‘Drive My Car’ são indicados a Melhor Filme, mas ‘tick, tick…BOOM!’ e ‘A Tragédia de Macbeth’ ficam de fora.
Dentre os originais da Netflix que tinham o potencial de serem indicados na categoria de Melhor Filme, com certeza, ‘tick, tick…BOOM!’ era uma das promessas do ano. Apesar disso, o filme, com a estreia de Lin-Manuel Miranda como diretor, acabou sendo esnobado pela Academia.
Possivelmente, foi ofuscado pelos outros títulos da Netflix como ‘Não Olhe Para Cima’ e ‘Ataque dos Cães’. Pelo menos, o filme ainda recebeu uma indicação de Melhor Edição e de Melhor Ator para Andrew Garfield, que o protagonizou.
Outro filme que foi deixado de lado na categoria foi ‘A Tragédia de Macbeth’, que havia sido indicado a “melhor filme” em outras premiações, mas acabou levando para ‘Melhor Fotografia’, ‘Melhor Design de Produção’ e, assim como Andrew Garfield, Denzel Washington ganhou uma indicação para ‘Melhor Ator’. Pelo visto, a atuação “digna de Oscar” dos protagonistas não foi o suficiente para garantir a categoria de Melhor Filme.
No entanto, ‘Drive My Car’ que era quase o último colocado nas apostas de indicações, mas acabou conseguindo um lugar na categoria. A paciência e a pureza com que o diretor Ryusuke Hamaguchi conta a linda história desse filme não pôde ser ignorada, o título levou uma indicação.
Sem dúvidas, a maior surpresa da categoria foi ‘O Beco do Pesadelo’ do diretor Guillermo del Toro. Apesar do diretor já ter recebido um Oscar e inúmeras indicações por filmes passados, ‘O Beco do Pesadelo’ foi tido, para muitos críticos, como um filme medíocre, prometendo levar, no máximo, ‘Melhor Figurino’. E não é que, além de “Melhor Filme”, o longa também levou uma indicação nessa categoria?
SURPRESA: O Oscar amou ‘Belfast’, mas nem tanto assim…
Com sete indicações na cerimônia e no terceiro lugar dentre os filmes mais indicados (empatado com ‘Amor, Sublime Amor’), o filme ‘Belfast’, apesar de ter levado pra casa as nobres de Melhor Filme e Melhor Roteiro, surpreendeu ao não ter mais indicações.
O filme em preto-e-branco foi elogiado e aplaudido pela crítica por sua brilhante fotografia e, por isso, surpreende que não tenha levado uma na categoria correspondente. Também ficamos surpresos pelo elenco de peso não ter sido o suficiente para Melhor Atriz, nem para mais indicações nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante ou Melhor Ator Coadjuvante (como ‘Ataque dos Cães’, que recebeu duas indicações nessa mesma categoria).
É evidente que ‘Belfast’ foi muito bem recebido pela Academia e que tem grandes chances de ganhar os prêmios, mas todo mundo esperava mais indicações para o filme.
ESNOBADO: Denis Villeneuve não leva indicação na categoria de Melhor Diretor pelo filme ‘Duna’.
Muitas pessoas ficaram completamente chocadas com o fato de que o filme, que ficou em segundo lugar como queridinho da Academia, com 10 indicações, não tenha oferecido ao diretor Denis Villeneuve a chance de concorrer na categoria de Melhor Direção. Afinal, ‘Duna’ também foi indicado ao prêmio de Melhor Filme. Se ele chegou nessa indicação foi, em grande parte, por mérito da direção de Villeneuve.
Isso é ainda mais surpreendente quando você percebe que a indicação de ‘Duna’ a Melhor Roteiro Adaptado também é mérito de Denis Villeneuve, que escreveu o roteiro junto de Jon Spaihts e Eric Roth, afinal, fica ainda mais difícil dizer qual das 10 nomeações de ‘Duna’ não tiveram influência de Villeneuve e implora a pergunta: o que o diretor fez de tão errado para não merecer uma indicação na categoria?
ESNOBADO: Nicolas Cage é ignorado na categoria de Melhor Ator pelo filme ‘Pig’.
Não parece ser uma boa fase para Nicolas Cage, que não recebe uma indicação ao Oscar há quase duas décadas. O ator, que já teve sérios problemas pessoais e acumulou dívidas milionárias, passou por uma espécie de “fase comercial” e, pode-se dizer, que durou até pouco tempo. Cage acabou por fazer uma série de filmes que, certamente, não chamariam a atenção da Academia, mas pagariam as suas contas.
Apesar disso, Nicolas Cage vem se reerguendo como o brilhante ator que os fãs sempre souberam que ele é, dando vida a personagens e papéis sutis, complexos e cheios de nuances emocionais, como nos filmes ‘Mandy’, ‘Joe’ e, recentemente, o filme Pig de 2021, em que Cage faz uma belíssima interpretação de um solitário caçador de trufas que vive na região selvagem do Oregon, tendo sua porca farejadora como única companhia.
É um papel quieto e paciente, que demonstra seu brilhantismo no espaço entre as palavras, é a típica performance que a crítica de cinema costuma amar. Infelizmente, a Academia deu lugar às interpretações mais ‘espalhafatosas’ de filmes como ‘Ataque dos Cães’ e ‘A Tragédia de Macbeth’. E não só na categoria de ‘Melhor Ator’, mas em todas as outras, pois ‘Pig’ acabou não levando nenhuma indicação.
SURPRESA: Jesse Buckley na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, pelo filme ‘A Filha Perdida’.
As categorias de ‘Melhor Atriz Coadjuvante’ e ‘Melhor Ator Coadjuvante’ sempre foram muito controversas, pois, ao permitir mais de uma indicação para o mesmo filme, acaba frustrando muitas expectativas. Só nesse ano, Ruth Negga (Identidade), Ann Dowd (Mass), e Kathryn Hunter (A Tragédia de Macbeth) eram apostas dos críticos que acabaram não se realizando.
Mas uma indicação na categoria que ninguém esperava foi para Jesse Buckley, pelo filme ‘A Filha Perdida’ que estreou Maggie Gyllenhaal como diretora. As baixas expectativas são justificadas pelo fato de que Buckley teve o dificílimo papel de interpretar uma versão mais jovem da personagem principal Leda. Por esse motivo, Jesse Buckley poderia ter sido facilmente ofuscada por Olivia Colman, que interpreta a “versão definitiva” de Leda, já que Colman também levou uma indicação de Melhor Atriz com a mesma personagem.
ESNOBADOS: Academia do Oscar ignora ‘Casa Gucci’ e ‘O último duelo’ de Ridley Scott, deixando Lady Gaga, Jared Leto e Matt Damon sem nenhuma indicação.
Apesar de ter sido um ano produtivo para o diretor Ridley Scott, que lançou dois excelentes filmes, ‘Casa Gucci’ e ‘O Último Duelo’, foi amplamente ignorado nas indicações ao Oscar. Para não dizer que sua obra não foi reconhecida, temos ‘Casa Gucci’ concorrendo ao prêmio de ‘Melhor Maquiagem e Cabelo’, que soa quase como um prêmio de consolação, se considerarmos o barulho que o filme fez em premiações como o BAFTA e SAG Awards.
Parece que a Academia não gostou tanto assim das performances de Lady Gaga como Patrizia Reggiani e Jared Leto como Paolo Gucci, o que veio como um choque para muitas pessoas que já esperavam vê-los novamente na cerimônia. O mesmo aconteceu com o outro filme de Ridley Scott, ‘O Último Duelo’, apesar da brilhante atuação de Jodie Comer no papel de Marguerite de Carrouges e Ben Affleck trazendo uma excelente dinâmica a sua performance como coadjuvante, o filme foi completamente ignorado pelo Oscar, que não cedeu uma única indicação ao filme.
SURPRESA: Filmes internacionais indicados às principais categorias.
Parece que a Academia do Oscar está cada vez mais focada na diversidade. A cerimônia, que por diversas vezes foi criticada por suas indicações serem majoritariamente formadas por homens brancos americanos, cada vez mais retifica-se ao indicar merecidamente diretoras mulheres, atores e atrizes negras, além de dar espaço a filmes estrangeiros, como foi o caso de ‘Parasita’, produção sul-coreana que ganhou o prêmio de Melhor Filme, num momento histórico da cerimônia.
Nesse ano, dando seguimento a essa tendência, tivemos o destaque do drama japonês ‘Drive My Car’, que desbancou vários títulos de peso por um lugar na tão sonhada categoria de ‘Melhor Filme’. Além disso, o diretor e roteirista Ryûsuke Hamaguchi terá a chance de levar os prêmios de ‘Melhor Roteiro Adaptado’ e ‘Melhor Direção’.
Além disso, o filme norueguês ‘A Pior Pessoa do Mundo’ recebeu a categoria de ‘Melhor Roteiro Original’, além, é claro, de uma indicação na categoria de ‘Melhor Filme Internacional’.