Cemitério antigo é descoberto no Peru e impressiona por ser anterior ao império inca
Local foi descoberto em uma área dominada pelos incas após a permanência do povoado conhecido como wari. Saiba mais!
A compreensão dos primórdios da humanidade e o estudo de seu desenvolvimento social, cultural e tecnológico são pilares fundamentais para o avanço do conhecimento humano. Essa exploração do passado ancestral nos permite explorar as origens de muitos dos costumes e padrões que ainda moldam nossa sociedade e a maneira como vivemos.
Além disso, as antigas civilizações latino-americanas são especialmente interessantes, uma vez que essas civilizações experimentaram crescimento e declínio em períodos nos quais o continente em que se localizavam não era sequer conhecido por outras nações ao redor do mundo.
Por isso, qualquer descoberta relacionada aos povos antigos das Américas é extremamente valiosa para os pesquisadores, ainda mais se tratando de sociedades geograficamente próximas de nós.
Esse destaque torna-se ainda mais evidente com uma recente descoberta feita por arqueólogos acerca de um costume cultural de uma civilização predecessora dos incas, no Peru. Eles encontraram um cemitério do antigo povo wari.
Cemitério antigo, anterior aos incas, é descoberto no Peru
Foto: Ministério da Cultura do Peru/Reprodução
No norte do Peru, na região de Cajamarca, uma equipe de arqueólogos, composta por profissionais japoneses e peruanos, desenterrou um cemitério datado entre 800 e 1.000 anos d.C. Isso surpreende pela antecedência em relação aos incas, que surgiram entre 1438 e 1533 d.C.
A descoberta é especialmente importante para os historiadores, que buscam explorar a cultura de povos como os waris, também chamados huaris, que não estão entre as três civilizações antigas mais conhecidas da América: os incas, astecas e maias.
Durante a exploração, os arqueólogos encontraram um incrível complexo de câmaras de dois níveis, repletas de restos humanos. Além disso, encontraram uma grande quantidade de oferendas, como conchas, cerâmicas e instrumentos musicais, indicando um possível ritual religioso da civilização.
Porém, no espaço, não havia necessariamente um padrão cultural, com indícios de diversos tipos de cerimônias e crenças, segundo o arqueólogo Shinya Watanabe, da Universidade de Nanzan, no Japão.
Mais informações sobre os waris
A breve introdução sobre a cultura wari destaca sua importante influência política em povoados vizinhos, utilizando cerveja e alucinógenos para o controle da massa.
Sua estratégia, pouco desenvolvida, custou o fim da civilização, tomada pela ascensão do império inca, por volta de 1.100 d.C. Contudo, vale ressaltar que os incas não eram exatamente um povo centralizado em uma única cultura, seria mais adequado dizer que foram incorporados a outra sociedade em crescimento.