Antiga técnica inca é usada para amenizar a insegurança hídrica no Peru

As populações peruanas vêm sofrendo com a baixa nos estoques de água. Confira a solução encontrada.

A insegurança hídrica no Peru é uma das questões sociais mais presentes no país. Esse é um dos problemas mais graves gerados pela crise climática.

O estoque hídrico das comunidades que vivem do lado ocidental dos Andes tem origem nas coberturas de neve no topo das montanhas.

Porém, com o degelo constante, a situação piora a cada ano. Confira como as comunidades utilizaram uma antiga técnica inca para amenizar a insegurança hídrica.

Baixa no estoque de água impacta diretamente na produção de alimentos

O The Washington Post, jornal estadunidense, visitou o Peru para identificar como a aplicação dessa técnica antiga está surtindo efeito na falta de água da população. Parte dessas tecnologias utilizadas pelos incas foram ignoradas com a chegada dos espanhóis ao país.

Uma das soluções encontradas pelos peruanos foi o uso da “amuna”. Essa técnica se baseia no desvio do excesso de água proveniente dos riachos, durante o verão, por meio de um sistema de diques de irrigação. Assim, é possível utilizar a água para os cultivos em terrenos elevados.

Isso garante não só água para a produção de alimentos, mas para o abastecimento do lençol freático, o que garante também a liberação gradual nas nascentes naturais ao longo do ano.

O primeiro local onde está sendo implementada essa tecnologia é San Pedro de Casta, a cerca de 85 km de Lima. A implantação só é possível devido ao financiamento da empresa peruana de bebidas Backus e da agência alemã GIZ. De acordo com o agricultor Javier Obispo, sem as amunas, San Pedro de Casta não sobreviverá.

Essa realidade de escassez hídrica se repete na ilha indonésia de Bali. De acordo com os pesquisadores, a má gestão somada ao crescimento da população desencadeou graves problemas.

A população utiliza o “subak’, símbolo da região que foi reconhecida como patrimônio da humanidade para o cultivo de arroz em áreas mais altas.

Tal técnica é um sistema de irrigação que distribui a água das poucas fontes disponíveis na ilha por meio de canais, represas e túneis.

Para isso, a população baseou-se na filosofia hindu balinesa do “Tri Hita Karana” – a harmonia entre as pessoas, a natureza e os espíritos.

você pode gostar também