Reajuste do salário mínimo começa a valer em maio e deve impactar milhões de trabalhadores

O salário mínimo terá novo valor a partir de 2024; confira mais detalhes

O trabalhador recebeu uma boa notícia recentemente. Isso porque, todo ano, há um reajuste realizado no salário mínimo, e o de 2024 já está garantido.

Assim, a partir de 1º de maio do próximo ano, os trabalhadores com carteira assinada no Brasil receberão um novo salário mínimo. A novidade já está deixando todo mundo atento para mais informações.

Foto: Fundação Perseu Abramo/Reprodução

De quanto será o reajuste do salário mínimo?

O valor do salário mínimo será ajustado para R$ 1.461. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, reforçou que esse foco na política de ganho real para o novo salário terá um impacto econômico positivo para o país.

O ministro também afirmou que mais de 25 milhões de aposentados e pensionistas do INSS receberão o novo valor do salário mínimo. Por sua vez, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também elogiou o aumento real do salário mínimo, apesar de ser considerado “modesto”.

De acordo com as regras, o salário mínimo será ajustado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos 12 meses até novembro do ano anterior, acrescido do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. Para 2024, a correção leva em consideração o PIB de 2022, que registrou um crescimento de 2,9%.

Porém, é importante frisar um ponto que poucas pessoas sabem. Dependendo de como for, o valor final do salário mínimo em 2024 poderá ser ainda maior se o INPC subir mais do que o esperado até novembro deste ano.

Desse modo, o governo vai fazer uma atualização com base na inflação acumulada entre dezembro de 2022 e novembro deste ano, com uma previsão oficial para o INPC em 2023 de 4,48%.

Essas mudanças também terão impacto em vários benefícios, incluindo o abono PIS/Pasep, o BPC, as aposentadorias, os benefícios e as pensões do INSS, seguro-desemprego e seguro-defeso.

você pode gostar também