Novo golpe via WhatsApp atinge quem recebe do INSS

Golpes cibernéticos vem tornando-se corriqueiros depois que a rede passou a ser protagonistas em transações bancárias. Entenda!

Com o advento da internet, da era da facilitação do acesso à informação e a programas, inevitavelmente, junto com os prós, concomitantemente, existem os contras. Golpes através das redes sociais tornaram-se corriqueiros no mundo contemporâneo visto que várias atividades bancárias hoje em dia são feitas pelo smartphone.

Leia mais: Saiba mais sobre alguns documentários que retratam a arte do golpe

Nesse sentido, o governo federal alertou para um golpe que tenta fazer as vítimas acreditarem que se trata de uma comunicação oficial da Helô, assistente virtual do Instituto Nacional do Seguro Social.

Alerta: golpistas usam assistente virtual do INSS para obter dados de  cidadãos - Clube Noticia - Notícias de Patos de Minas e região

Em vista disso, os golpistas usam o WhatsApp para obter dados privados dos beneficiários. Ou seja, os criminosos da rede utilizam a identidade visual da Helô como foto de perfil, alterando o nome do contato para “Central de Atendimento”, disponibilizando até números de protocolos para as vítimas na finalidade de tornarem o golpe mais realista possível.

O INSS alerta que os usuários devem bloquear imediatamente o contato caso receba esse tipo de mensagem, enfatizando para não fornecerem documentos, fotos e dados pessoais.

O INSS também disse que o bot jamais irá entrar em contato com qualquer beneficiário aleatoriamente para “conversar”.

O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos”, relatou o instituo. Caso o beneficiário caia no golpe, o INSS solicita o contato com a Ouvidoria pela internet ou pelo número de telefone 135.

Por fim, o INSS diz que a comunicação oficial só ocorre por e-mail e telefone. Devido à isso, o INSS reforça que os beneficiários necessitam atualizar seu dados de contato através do aplicativo Meu INSS ou pelo fone 135.

Desde sua criação, em maio de 2020, a Helô já fez mais de 37,5 milhões de atendimentos pela internet, de acordo com os dados do Governo Federal.

você pode gostar também